Problemas de infraestrutura viária no Lago Grande são relatados na tribuna da Casa

O parlamentar pediu mais empenho do Governo do Estado para recuperar a trafegabilidade na Translago e nos ramais.

O vereador Didi Feleol (PP) usou a tribuna durante a sessão da Câmara de Santarém desta segunda-feira (15/03) para informar que reuniu com Secretário Regional do Governo do Estado Henderson Pinto para pedir providências para as dificuldades mais urgentes das comunidades da região do Lago Grande. O parlamentar também pediu atenção especial para a saúde pública naquela área ribeirinha.

De acordo com Feleol, a principal via que interliga comunidades de Santarém e Juruti é a Translago, onde a trafegabilidade fica mais difícil nesse período de chuva. “E a Translago não é mais para tráfego de transportes pequenos e sim grandes, como: ônibus, carretas e caminhões pesados. Vimos um trecho com erosões quase tomando de conta da estrada e tornando intrafegável e isso dificulta também o transporte dos pacientes das comunidades Piraquara, Curuai e Vila Socorro”, ressaltou.

Didi Feleol também informou da tribuna que esteve no final de semana, novamente em visitas ao Lago Grande para conhecer também a situação de muitos ramais. E constatou que a falta de manutenção tornou as vias sem condições de permitir até mesmo o escoamento da produção agrícola de muitas comunidades. “E esses produtores ganham mais de um salário o que ajuda na renda semanal e mensal. Pedimos o apoio dos vereadores para agilizar a solução das dificuldades que nossos produtores estão enfrentando”, afirma.

O parlamentar disse que também vai pedir apoio do Deputado Estadual José Maria Tapajós (PL) para que o asfaltamento de vias no Lago Grande, pelos governos do estado e federal, seja uma realidade, “o que será importante para o escoamento da produção da nossa região. São 160 km de asfalto apenas. Nós aprovamos nesta casa o empréstimo de R$ 123 milhões e nesse valor contempla a região do Lago Grande”, afirmou o parlamentar ao manifestar confiança no comprometimento do prefeito Nélio Aguiar com as comunidades.

Saúde – Na reunião com o Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto, Didi Feleol também relatou a necessidade da contratação de uma enfermeira para a comunidade Inanú e uma técnica para a comunidade do Paysandu, “profissionais que devem ajudar com as demandas nos atendimentos vividas nessa pandemia”, finalizou.