Profissionais do Samu são homenageados em sessão especial na Câmara Municipal de Santarém

A cerimônia, em sessão especial, destacou os 15 anos de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município, atendendo solicitação da vereador Alba Leal.

Na tarde desta terça-feira (09), a Câmara Municipal de Santarém homenageou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelos 15 anos de atuação no município. Durante sessão especial, todos os 58 servidores da equipe foram agraciados pelos vereadores com o certificado de reconhecimento em referência aos importantes serviços prestados, com zelo e profissionalismo, à população santarena.

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Silvio Neto (UB); coordenador do Samu Joziel Colares; secretária municipal de Saúde Irlaine Figueira; secretário adjunto do Centro Regional de Governo Inácio Correa; Comandante do 4º GBM Ten.-Cel Celso Piquet; Edemilson Ciriaco, representando o Conselho de Saúde; vereador Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC); e a vereadora Enfermeira Alba Leal (MDB), autora do requerimento que originou a sessão. Servidores do Samu participaram da programação, acompanhados de familiares.

De acordo com o coordenador do Samu Joziel Colares, foi um momento marcante para todos, pois foi a primeira vez que receberam uma homenagem na Casa Legislativa. “É uma honra estar aqui. Quero agradecer à vereadora Alba, ao presidente da Câmara Silvio Neto e também a todos os vereadores por terem aprovado por unanimidade a realização desta sessão.  É muito gratificante e, com certeza, é a melhor forma de reconhecer o nosso trabalho ao município”, enfatizou Colares.

A vereadora Alba Leal destacou a eficiência do grupo para chegar em qualquer local com rapidez e com uma equipe multiprofissional que trabalha de forma integrada, entregando o melhor atendimento às vítimas de situações de urgência ou emergência. “Eles merecem toda honra pela dedicação e qualificação no atendimento à população. Eles são orgulho para todos nós e para mim é muito gratificante poder fazer parte deste momento. São profissionais muito importantes que trabalham salvando vidas em Santarém”, enfatizou a parlamentar.

Sobre a implantação do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi implantado no município de Santarém no dia 1º de Maio de 2008 pelo governo federal, com objetivo de atender às vítimas de situações de urgência ou emergência, de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Esse serviço utiliza um modelo de assistência padronizado, que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, por discagem telefônica gratuita e de fácil acesso através do número 192.

O SAMU Santarém é formado por 58 servidores, com uma equipe completa composta por  01 Coordenador, 08 Enfermeiros Assistenciais, 01 Enfermeiro Operacional, 13 Técnicos de Enfermagem, 13 Condutores Socorristas, 09 Telefonista/Rádios Operadores, 03 Administrativos, 01 Farmacêutica, 02 Vigias, 02 Auxiliares de Serviços Gerais e 05 Médicos. O serviço conta com quatro ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USA) – UTI Móvel e duas Unidade de Suporte Básico (USB), e também duas motolâncias e duas ambulanchas que atendem à população ribeirinha.

Por Alana Campos – Assessora de Imprensa da vereadora Enfermeira Alba Leal