Servidores da Câmara participam de formação sobre gestão pública

“Dessa forma, eles poderão atuar de forma eficaz para que os vereadores possam realizar trabalhos mais satisfatórios para a população”, ressaltou o chefe de gabinete do presidente da Câmara Ronan Liberal Jr. (MDB).

Servidores da Câmara Municipal de Santarém participaram nesta terça-feira (12) de um curso de capacitação voltado para a gestão pública municipal. O treinamento, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, permitirá melhor o desempenho das funções, especialmente para os novos contratados pelos vereadores de primeiro mandato. Até sexta-feira (15), dois módulos serão trabalhados.

O chefe de gabinete da Presidência da Casa Ednairo Barbalho, que também representa a Fundação em Santarém, foi um dos facilitadores, e destacou a importância do curso “Noções Básicas da Administração Pública” para a atuação dos parlamentares de primeiro mandato, visto que seus assessores recebem as orientações necessárias sobre atribuições dos parlamentares. “Dessa forma, eles poderão atuar de forma eficaz para que os vereadores possam realizar trabalhos mais satisfatórios para a população”, ressalta.

Ainda de acordo com Ednairo, a proposta do presidente Ronan Liberal Jr. é expandir a qualificação dos servidores, inclusive com a contribuição de servidores da Casa mais experientes. No caso do primeiro módulo, que tratou da organização, planejamento, e controles orçamentários dos municípios, o Procurador Jurídico Alexandre Marialva foi um dos palestrantes.

O segundo módulo vai esclarecer os servidores sobre os aspectos relacionados às funções e competências da Câmara Municipal. “Também vamos apresentar a estrutura do Poder Legislativo, as atribuições da Mesa Diretora, das comissões permanentes e dos vereadores, além dos principais atos que necessitam de parecer técnico. E, mais uma vez, teremos a contribuição de servidores mais antigos para que possam dá um direcionamento para essa turma que está chegando agora.”, finalizou Ednairo.

Por Ronei Oliveira – Assessor na ASCOM/CÂMARA