Sessão especial comemora o Dia Internacional do Músico

Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Santarém ficou musical para homenagear profissionais pelo Dia Internacional do Músico, celebrado em 22 de novembro. A sessão especial foi proposta pelo vereador Gerlande Castro (PSB), que, pelo terceiro ano consecutivo, possibilita a comemoração de quem faz a alegria de muitas pessoas. “Pra mim é uma honra muito grande poder chamar estes profissionais para esse grande dia de reconhecimento e festa”, comemorou.

A sessão começou com apresentações musicais de vários gêneros. A Banda Forró Xote Du Bom, que também foi agraciada, apresentou as músicas que animam a noite em Santarém. O Coral de Música da Universidade do Estado do Pará interpretou três canções conhecidas nacionalmente, como ” Anunciação” de Alceu Valença.

Durante a reunião festiva foram entregues 24 honrarias em reconhecer ao trabalho dos músicos santarenos. Profissionais, grupos e escolas de vários estilos musicais foram homenageados.

Mateus Saldanha ficou feliz com o reconhecimento. “É muito bom ter o trabalho reconhecido, isso significa que toda a dedicação de apresentar o melhor tem bons resultados, agradeço muito a homenagem”, festejou.

A Escola Municipal de Artes Emir Bemerguy também foi agraciada. A instituição tem hoje 1300 alunos em cursos de música, dança e outras artes. Monique Paixão, diretora da escola, recebeu a honraria em nome da instituição. “Fico muito feliz. A escola de arte tem desenvolvido um trabalho de grande expressão na cidade e esse é o reconhecimento”, disse.

O Centro de Artes da Amazônia do Instituto CR também recebeu a honraria. A iniciativa surgiu da rede supermercados CR que tinha um coral de funcionários. A música ampliou horizontes e desde 2014 centenas de pessoas têm aulas na instituição. “Esse prêmio é um incentivo, para continuar com essa iniciativa que contribuiu para a formação de pessoas, fico muito honrada”, disse Sônia Ramalheiro ao receber a honraria.

Santarém é uma cidade musical. Ao longo do tempo, milhares de músicos surgiram aqui. Por isso, o secretário Municipal de Cultura de Santarém Adson Wendell, que também é músico, concluiu a sessão valorizando esses profissionais. “A música é primordial para a sociedade. Em todos os momentos há música: na alegria, na tristeza, na dor, na comemoração. É para isso que estamos aqui homenageando essas pessoas”, completou.

Homenagens – As 24 homenagens a músicos e instituições que trabalham na formação desses artistas foram definidas pelos próprios vereadores, como reconhecimento ao talento e divulgação da arte musical santarena:

Admilson Castro Monteiro

Ândria Silva de Andrade

Cleiton Anderson Martins de Castro (Falcão Vaqueiro)

Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará

Daiane de Sousa Batista (Dany Tapajós)

Escola Municipal de Artes Emir Hermes Bemerguy

Forró Xote du Bom

Francisco Manuel Oliveira e Sousa (Chico Canhoto)

Grupo de Animação Litúrgica Ângellus

Instituto CR – Centro de Artes da Amazônia

Instituto Maestro Wilson Fonseca