Sessão especial da Câmara comemora 50 Anos do STTR – Santarém

0

Uma sessão especial da Câmara Municipal de Santarém foi realizada, na tarde de terça-feira (14), em comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). O evento foi proposto pelo vereador Biga Kalahare (PT),

Vereador Biga Kalahare

O petista ressaltou que a programação é uma forma de destacar a sociedade a importância do movimento sindical para os trabalhadores, homenageando uma das mais tradicionais entidades do movimento popular em Santarém. “Este evento alusivo aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), é uma maneira de mostrar para a sociedade a importância que o sindicato tem para Santarém e para os trabalhadores rurais do município. É uma entidade que, há décadas, defende os direitos desses trabalhadores. É justo homenagear esta entidade, que representa a resistência do povo trabalhador”, pontuou Biga.

Ivete Bastos, presidente do STTR

A solenidade exaltou o trabalho do STTR Santarém que há 50 anos luta em defesa dos trabalhadores do campo, oportunizando apoio para a melhoria da classe. “Essa sessão representa para nós muita alegria pelo legado que a gente tem como sindicato. O STTR de Santarém representa muito para nós: conquistas, reforma agrária, pela saúde com o SUS universal, a política de educação no campo, o reconhecimento das mulheres com os seus nomes incluídos nos documentos de terra. Ser sindicato é falar também de produção, de segurança alimentar, de luta. O que nós sentimos hoje, é alegria”, enfatizou Ivete Bastos, presidente do STTR.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém foi fundado em 1971 e reconhecido pelo Ministério do Trabalho no dia 4 de dezembro de 1973. A primeira sede da entidade ficava na então vila de Mojuí dos Campos, atualmente município, onde morava o primeiro presidente, Geraldo Henrique de Araújo, que permaneceu no cargo até 1977.

Autoridades e lideranças sindicais participaram da sessão.

Com a organização da categoria, em dezembro de 1974, Geraldo Irineu Pastana de Oliveira e Ranulfo Peloso da Silva, iniciaram as discussões sobre a exploração capitalista e a necessidade de organização da classe trabalhadora, sendo esse o instrumento para exercitar com os agricultores a gestão de seus movimentos. Ambos se associaram à entidade e trabalharam na mobilização da base para fortalecer a classe sindical no Planalto Santareno.

Em 1975, foi criado o grupo Intercomunitário, envolvendo diversas comunidades para lutar por documentação de terras, máquinas para recuperar os ramais e transporte. Em 1976, esse grupo fez ligação com outra região de colônia, a de Igarapé Açu, como era chamada, hoje o Eixo Forte. E, nos dias 18 e 19 de novembro de 1976 foi realizado o I Encontro de Trabalhadores Rurais de Santarém.

Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais participaram da programação.

A trajetória do STTR foi marcada por lutas e recomeço. O marco de sua história foi o dia 12 de abril de 1984, quando a sede da entidade foi violada e incendiada. Após o incêndio, uma grande campanha de arrecadação foi realizada, e os trabalhadores reconstruíram a sede. Na frente da entidade, uma faixa com a frase: “olha nós aqui de novo’’ foi colocada, para mostrar para a sociedade a força e a união da classe. A nova sede foi inaugurada no dia 9 de novembro de 1984.

Em 26 de fevereiro de 1985 ocorreu uma grande passeata pela saúde, com a participação de mais de 5 mil pessoas, para celebrar a resistência da classe. Muitos trabalhadores participaram da construção desse sindicato justo e igualitário, que resiste até hoje em função dos seus sócios, promovendo a garantia de direitos, formação continuada para fortalecer o trabalho e a subsistência rural, para os seus 2.866 associados.

Hoje, quem dá continuidade a essa história e aos projetos do sindicato é a atual presidente do STTR-Santarém, Maria Ivete dos Santos Bastos, eleita pela classe trabalhadora no dia 28 de setembro de 2021.

Homenageados – As honrarias foram concedidas a ex-presidentes e outras lideranças que participaram da construção da história da entidade:

21 lideranças foram homenageadas.

Antônio de Oliveira
Avelino Ganzer
Carlos Dombroski
Francisca Oliveira dos Santos
Geraldo Irineu Pastana de Oliveira
João Lopes Miranda
Júlio Rodrigues de Oliveira
Leocádio Diniz Saraiva (in memorian)
Livaldo Sarmento
Luciene Alves Godinho
Luzia de Oliveira Fati (in memorian)
Manoel Edivaldo dos Santos Matos
Manoel Imbiriba Sarmento
Maria Dercy Godinho
Maria Ivete Bastos dos Santos
Maria Mota da Silva
Natanael Alves de Sousa
Nazareno José de Oliveira
Raimundo de Lima Mesquita
Rosilda Sabino Maia
Valdeci Ferreira dos Santos

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do Vereador Biga Kalahare

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade