Sessão especial da Câmara comemora 50 Anos do STTR – Santarém

Uma sessão especial da Câmara Municipal de Santarém foi realizada, na tarde de terça-feira (14), em comemoração aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR). O evento foi proposto pelo vereador Biga Kalahare (PT),

Vereador Biga Kalahare

O petista ressaltou que a programação é uma forma de destacar a sociedade a importância do movimento sindical para os trabalhadores, homenageando uma das mais tradicionais entidades do movimento popular em Santarém. “Este evento alusivo aos 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), é uma maneira de mostrar para a sociedade a importância que o sindicato tem para Santarém e para os trabalhadores rurais do município. É uma entidade que, há décadas, defende os direitos desses trabalhadores. É justo homenagear esta entidade, que representa a resistência do povo trabalhador”, pontuou Biga.

Ivete Bastos, presidente do STTR

A solenidade exaltou o trabalho do STTR Santarém que há 50 anos luta em defesa dos trabalhadores do campo, oportunizando apoio para a melhoria da classe. “Essa sessão representa para nós muita alegria pelo legado que a gente tem como sindicato. O STTR de Santarém representa muito para nós: conquistas, reforma agrária, pela saúde com o SUS universal, a política de educação no campo, o reconhecimento das mulheres com os seus nomes incluídos nos documentos de terra. Ser sindicato é falar também de produção, de segurança alimentar, de luta. O que nós sentimos hoje, é alegria”, enfatizou Ivete Bastos, presidente do STTR.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém foi fundado em 1971 e reconhecido pelo Ministério do Trabalho no dia 4 de dezembro de 1973. A primeira sede da entidade ficava na então vila de Mojuí dos Campos, atualmente município, onde morava o primeiro presidente, Geraldo Henrique de Araújo, que permaneceu no cargo até 1977.

Autoridades e lideranças sindicais participaram da sessão.

Com a organização da categoria, em dezembro de 1974, Geraldo Irineu Pastana de Oliveira e Ranulfo Peloso da Silva, iniciaram as discussões sobre a exploração capitalista e a necessidade de organização da classe trabalhadora, sendo esse o instrumento para exercitar com os agricultores a gestão de seus movimentos. Ambos se associaram à entidade e trabalharam na mobilização da base para fortalecer a classe sindical no Planalto Santareno.

Em 1975, foi criado o grupo Intercomunitário, envolvendo diversas comunidades para lutar por documentação de terras, máquinas para recuperar os ramais e transporte. Em 1976, esse grupo fez ligação com outra região de colônia, a de Igarapé Açu, como era chamada, hoje o Eixo Forte. E, nos dias 18 e 19 de novembro de 1976 foi realizado o I Encontro de Trabalhadores Rurais de Santarém.

Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais participaram da programação.

A trajetória do STTR foi marcada por lutas e recomeço. O marco de sua história foi o dia 12 de abril de 1984, quando a sede da entidade foi violada e incendiada. Após o incêndio, uma grande campanha de arrecadação foi realizada, e os trabalhadores reconstruíram a sede. Na frente da entidade, uma faixa com a frase: “olha nós aqui de novo’’ foi colocada, para mostrar para a sociedade a força e a união da classe. A nova sede foi inaugurada no dia 9 de novembro de 1984.

Em 26 de fevereiro de 1985 ocorreu uma grande passeata pela saúde, com a participação de mais de 5 mil pessoas, para celebrar a resistência da classe. Muitos trabalhadores participaram da construção desse sindicato justo e igualitário, que resiste até hoje em função dos seus sócios, promovendo a garantia de direitos, formação continuada para fortalecer o trabalho e a subsistência rural, para os seus 2.866 associados.

Hoje, quem dá continuidade a essa história e aos projetos do sindicato é a atual presidente do STTR-Santarém, Maria Ivete dos Santos Bastos, eleita pela classe trabalhadora no dia 28 de setembro de 2021.

Homenageados – As honrarias foram concedidas a ex-presidentes e outras lideranças que participaram da construção da história da entidade:

21 lideranças foram homenageadas.

Antônio de Oliveira
Avelino Ganzer
Carlos Dombroski
Francisca Oliveira dos Santos