Sessão especial da Câmara Municipal de Santarém comemora Semana dos Povos Indígenas

Nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal de Santarém celebrou um momento histórico: a primeira sessão em comemoração à Semana dos Povos Indígenas, atendendo ao requerimento do vereador Professor Josafá Gonçalves (PP). A sessão foi um marco significativo na valorização e reconhecimento da cultura e luta dos povos originários.

A sessão especial contou com a presença de diversas lideranças indígenas, representantes de entidades que trabalham incansavelmente em prol dos direitos e bem-estar dos povos indígenas, além de membros das Aldeias. Na oportunidade, foram discutidos temas sobre a dignidade e respeito aos povos indígenas, tais como preservação ambiental, demarcação de terras, acesso à saúde e educação, entre outros.

Na opinião do Professor Josafá, a importância desta sessão vai além do simples reconhecimento de uma data no calendário. Ela representa um gesto concreto de apoio à luta que os povos indígenas enfrentam diariamente em defesa de seus direitos, territórios e culturas. “Em um momento em que as ameaças à preservação dos modos de vida indígenas são cada vez mais evidentes, é fundamental que o Poder Legislativo se engaje ativamente na inclusão e no combate ao preconceito, discriminação e trabalhando as políticas públicas”, ressaltou.

Aa sessão especial também foi uma oportunidade para celebrar a riqueza e diversidade das tradições, costumes e saberes dos povos indígenas. Por meio de apresentações culturais e musicais, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história e a identidade desses povos milenares, contribuindo assim para a valorização e preservação de sua herança cultural.

Ao final da sessão, o vereador Professor Josafá ressaltou a importância de dar continuidade a iniciativas como essa, que promovem o diálogo intercultural, o respeito mútuo e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos. “Em um momento em que a diversidade é cada vez mais valorizada, eventos como este demonstram que é possível construir pontes de entendimento e solidariedade entre diferentes grupos étnicos e culturais, fortalecendo assim os alicerces de uma sociedade verdadeiramente plural e democrática”, completou.

Por Liza Victoria – Assessora de Imprensa do vereador Professor Josafá Gonçalves