Solicitada inclusão de agentes funerários e coveiros no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19 pelo vereador Erlon Rocha

O vereador Erlon Rocha (MDB) saiu em defesa dos funcionários que trabalham com sepultamento, conhecidos como coveiros, e dos agentes funerários que atuam no cemitério da cidade de Santarém. A Indicação n° 024/2021 foi protocolada e colocada em votação no último dia 22 de fevereiro, em que foi solicitada a inclusão da categoria no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19.

De acordo com o parlamentar, esses trabalhadores atuam em condições insalubres ao conduzir pessoas que foram a óbito pelo vírus, expondo-se à contaminação.

“Esses profissionais foram reconhecidos como trabalhadores essenciais em março do ano passado por lidar diretamente com cadáveres contaminados. E mesmo sabendo que a competência para definir os prioritários é do Ministério da Saúde, podemos reduzir os riscos e depois justificar formalmente. Eles estão expostos ao risco e à vulnerabilidade”, disse Erlon.

Segundo o vereador, em números esses servidores são poucos e são de fundamental importância, pois eles têm a missão de carregar diariamente os mortos pelo vírus para dentro da urna funerária. “Os agentes funerários lidam com a etapa final da vida e, atualmente eles estão trabalhando diariamente com pessoas que morrem por complicações devido à contaminação pelo coronavírus. Eles são essenciais e estão mais sujeitos ao contágio, assim como os coveiros”, afirma.

Por Fabrício Nunes – Assessor de Imprensa do vereador Erlon Rocha

Foto: Diário Online