Solução e esperança: Câmara de Santarém participa de inauguração de obra do Estado em abastecimento de água e entrega de cestas básicas

Vereadores aproveitaram para entregar documento pedindo a continuação do funcionamento do Hospital de Campanha no município.

O abastecimento de água ou a falta do serviço em Santarém é um problema antigo, sobre o qual a Casa de Leis do município já tratou inúmeras vezes. E, na tarde desta sexta-feira (07/05), o presidente Ronan Liberal Jr. (MDB) e pares acompanharam o governador do Estado Helder Barbalho na inauguração do Sistema de Abastecimento de Água, no bairro Livramento, e na entrega de cestas básicas que serão destinadas, dentre outras pessoas carentes, a famílias atingidas pela enchente na região.

Além dos parlamentares da Câmara de Santarém, a cerimônia contou com a participação de deputados federais e estaduais, dos prefeitos de Alenquer, Oriximiná e do prefeito de Santarém Nélio Aguiar.

Helder e a comitiva puderam conhecer as novas instalações da unidade e a estrutura de trabalho. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual abriu o registro do abastecimento de forma simbólica para marcar o ato de inauguração.

Feliz com a entrega, o governador disse que Santarém terá a maior cobertura de abastecimento do Estado. “Nós estamos aqui fazendo a maior entrega depois de 30 anos de abastecimento de água para a cidade de Santarém. Um investimento que chega nesse momento a 36 milhões de reais e que, no momento que estiver completamente concluído, nós teremos condições de poder chegar ao nível de cobertura absolutamente extraordinário que fará com que Santarém fique com 90% de cobertura de água, o que será umas das coberturas mais amplas dentre todas as 144 cidades do estado do Pará”, destacou Helder Barbalho.

Ronan Liberal Jr., por sua vez, enfatizou que “o governador teve a iniciativa e a coragem e a força da gestão para concluir e entregar para a comunidade essa obra que irá se expandir para seis bairros do nosso município e contemplará mais de 125 mil famílias, que estarão sentindo a importância desse abastecimento em suas casas. Esse investimento é de suma importância e de extrema necessidade para Santarém”.

Durante o ato, também foram entregues cestas básicas para famílias atingidas pela enchente, para comunidades quilombolas, para famílias de extrativistas de castanha do Pará, residentes em área de conservação estadual e para mulheres vítimas de violência atendidas pelo ParáPaz. “Através do Governo, estamos entregando 2.622 cestas para os município da região para atender esses grupos que estão em vulnerabilidade social e dessa forma amenizar o impacto do momento em que vivemos e por causa da grande cheia que passamos”, disse o secretário regional de governo Henderson Pinto.

Documento entregue pelo legislativo – os vereadores Carlos Martins (PT), Alba Leal (MDB) e Ronan Liberal Jr. (MDB), ao fim da cerimônia, entregaram ao governador um documento solicitando o não fechamento do Hospital de Campanha de Santarém, e que fique, portanto, a liberação da permanência até o fim deste ano.