Vereador anuncia que SINPROSAN vai comprar vacina para imunizar professores contra a Covid-19

Vereador Professor Josafá Gonçalves (PL)

A aquisição do imunizante deve agilizar a proteção dos profissionais da educação.

A compra de duas mil doses de vacina contra a Covid-19 pelo Sindicato dos Professores de Santarém (Sinprosan) e a participação da Prefeitura de Santarém em consórcio nacional para aquisição do imunizante foram algumas das ações enaltecidas pelo vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) na sessão desta quarta-feira (10). “Assim como não há escola sem aluno, quero reafirmar aqui que também não há escola sem os professores e os demais profissionais da educação. São todos importantes no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou o parlamentar.

O vereador aproveitou o tempo de bancada para anunciar e elogiar a parceria entre a Prefeitura Municipal de Santarém e o Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (SINPROSAN), na qual a instituição se comprometeu a comprar, com seu próprio recurso, duas mil doses da vacina contra a COVID-19. O parlamentar também parabenizou a atitude do Prefeito Nélio Aguiar (DEM) que, na última semana, assinou o protocolo para aderir ao Consórcio Público, gerenciado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que visa agilizar a compra de mais doses da vacina.

De acordo com Professor Josafá, o retorno das aulas presencias nas escolas da rede privada não obteve o resultado esperado por muitos, já que a maioria das famílias permanecem temerosos e não autorizaram a volta de seus filhos para a sala de aula. Para ele, a mesma preocupação deve ser levada em conta nas discussões sobre a volta na rede municipal. “Eu sou 100% à favor da volta as aulas na rede pública, mas somente após a vacinação. Não adianta vacinar apenas os professores. É preciso que todos os profissionais que fazem a educação – de quem recebe a criança no portão até o educador alimentar ou o patrimonial – sejam vacinados”, comentou.

Moção de Pesar – Ainda durante a sessão, o Vereador Prof. Josafá apresentou moção de pesar pelo falecimento da professora Nazaré do Socorro Ramos Rodrigues, vitimada pela Covid-19. A educadora trabalhava atualmente na UMEI Rosilda Campos e deixou como legado uma vida inteira dedicada à educação santarena. “No decorrer da pandemia, nós perdemos 32 profissionais da educação em Santarém. Nesses momentos, todos os setores da sociedade têm que se unir. Se estamos hoje aqui, temos que agradecer a um professor ou professora”, disse.

Moção de Aplausos – O parlamentar também teve aprovada moção de aplausos em comemoração aos 32 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (SINTESP), fundado em 12 de março de 1989 e que, segundo o parlamentar, representa uma referência luta para a valorização do profissional, para capacitação e melhores condições de trabalho na saúde pública. “Não poderíamos deixar de destacar a importância do SINTESP, não somente na região de Santarém como em todo o estado. Hoje ele está presente em mais de 60 munícipios e possui aproximadamente 7.500 filiados. Em um momento tão delicado quanto o atual, devemos parabenizar ainda mais esses profissionais que são importantíssimos para o nosso país”, finalizou.

Por Cibele Pixinine – Assessora de Imprensa do vereador Prof.º Josafá Gonçalves