Vereador Biga Kalahare participa de manifestação que cobra a retirada do lixão da Comunidade Perema.

Na quarta-feira (28), o vereador Biga Kalahare (PT) acompanhou a manifestação dos moradores que residem em comunidades em torno do lixão da cidade, localizado na Rodovia Estadual Santarém Curuá-Una, Comunidade Perema. O movimento em favor da retirada do lixão da área começou às 7h. Reuniu famílias de seis comunidades da PA-370. Os comunitários fecharam a entrada do local onde a prefeitura despeja por dia aproximadamente 200 toneladas de lixo.

Segundo os moradores, a manifestação foi motivada por conta da fumaça tóxica que a população das localidades está inalando, em decorrência de um incêndio ocorrido no lixão.

“Estamos esperando um posicionamento do governo sobre essa situação. Até agora a Prefeitura não deu uma resposta satisfatória para nós”, explicou o vereador

Biga se pronunciou a favor do movimento. Frisou que é necessário que o governo resolva definitivamente o problema do lixão que não atende às normas sanitárias e ambientais, baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, da Lei Federal N°12.305 de 2010, que determina que os municípios tenham aterro sanitário para o despejo de resíduos. O prazo para as cidades brasileiras estruturarem esses locais era até o ano de 2015.

“Nós vamos cobrar da Prefeitura o Plano de Resíduos Sólidos do Município. Queremos que esse lixão seja desativado e um aterro sanitário seja construído em outro local. Vamos reunir com o Ministério Público do Estado para intervir nessa situação”, finalizou

Por Daína Aben-Athar-Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare PT