Vereador Carlos pede exoneração de professor acusado de cometer crime de pedofilia em Umei.

Na sessão desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Carlos Silva (PSC) fez uma denúncia grave de possível crime de pedofilia em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI.

O parlamentar foi procurado por pais de crianças que frequentam a Unidade, e relataram o suposto crime cometido por um educador. Os pais informaram que os abusos sexuais começaram no início do ano letivo de 2022. Alguns denunciantes teriam percebido que os filhos não tinham ânimo de ir à escola, e assim começou a investigação. As crianças relataram, também, agressão física cometida pelo professor.

Diante disso, Silva se comprometeu em ajudar os pais a buscar providências junto à Secretaria Municipal de Educação. O parlamentar pediu o afastamento do professor durante as investigações. A SEMED iniciou os trâmites necessários para que o caso seja devidamente apurado.

O vereador chamou atenção para as campanhas de conscientização sobre o assunto. O abuso sexual infantil é definido como qualquer interação sexual envolvendo criança, o que equivale, na lei penal brasileira, ao delito de ‘estupro, que no caso de pessoa menor de 14 anos pode ser caracterizado em qualquer modalidade de ato libidinoso, ainda que não haja coerção física ou ameaça. A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente.

“Fui procurado por mães e pais, aterrorizados com o que seus filhos relataram sobre esse professor. Não podemos ficar de braços cruzados diante de um caso como esse, falo como pai e senti a dor desses responsáveis. Portanto eu não vou me calar, eu sou totalmente contra o abuso sexual infantil, e prometo que serei voz de denúncia, todas as vezes que isso acontecer”, finalizou.

Por Heloisa Pinheiro – Assessora de Comunicação do Vereador Carlos Silva