Vereador Júnior Tapajós leva proposta de empreendedorismo a agricultores da região do Lago Grande

Através de parcerias, o parlamentar buscou sensibilizar agricultores da produção familiar para as vantagens do cooperativismo como renda para as famílias e as comunidades

A proposta de alavancar os trabalhos da agricultura familiar através do cooperativismo foi apresentada pelo vereador Júnior Tapajós (PL) em encontros realizados nas comunidades da região do Lago Grande. O parlamentar buscou a parceria da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (CIPROF) para mostrar aos agricultores os benefícios que uma cooperativa, quando o trabalho é feito com assistência técnica e suporte financeiro para buscar ferramentas de trabalho mais modernas, como a mecanização.

“A ideia é mostrar para os agricultores que o meio de produção pode avançar através do cooperativismo, o que agregará valor ao trabalho que já é feito, dando também a possibilidade de se chegar mais longe, ultrapassando as barreiras da comunidade”, disse o vereador.

Uma roda de conversa com profissionais do ramo, esclareceu quais os meios necessários para alcançar resultados satisfatórios, que vão desde a melhoria da qualidade do solo, até o aumento da produção. De acordo com Juvenal Silva, Chefe da Divisão da Agricultura Familiar, os primeiros resultados podem ser vistos com uma simples correção do solo. “Assistência técnica é o começo de tudo, porém temos outras ferramentas que podem melhorar muito mais a produção familiar, e hoje estamos aqui para falar do cooperativismo e o acesso a mecanismos de financiamento”, explicou Juvenal.

O exemplo da comunidade de Boa Esperança foi apresentado pelo Assessor Distrital Tarcísio Rabelo. Segundo ele, o trabalho de construir uma cooperativa é extenso, porém muito satisfatório. “Nossa cooperativa, a CoopBoa, atravessou várias fases até chegar na realidade que se encontra hoje, muito satisfatória e já com grandes avanços, como um trabalho mecanizado e uma colheita mais que dobrada”, exemplificou ele.

Por Márcia Reis – Assessora de Imprensa do vereador Júnior Tapajós