Vereadores antecipam comemorações do dia do contador

Uma sessão especial da Câmara Municipal de Santarém, nesta terça-feira (13), marcou as comemorações dos vereadores pelo Dia do Contador, 22 de setembro. O encontro foi proposto pelo vereador Andreo Rasera (MDB), que homenageou 17 profissionais da área, inclusive, in memorian, o ex-vereador e vice prefeito Arnaldo Lopes.

As personalidades que receberam certificado representaram toda a classe, em reconhecimento à importância dos profissionais que auxiliam diretamente as administrações a tomarem decisões, tanto na iniciativa privada como na gestão pública. “Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões”, argumentou Rasera no Requerimento Nº 1597/2022, aprovado em plenário dia 29 de junho, para a realização da sessão.

Rasera presidiu a sessão.

De acordo com o parlamentar, o profissional das ciências contábeis é importante, tanto para as atividades públicas como privadas. “O contador hoje é aquilo que nós temos de melhor dentro de uma empresa. Ele quem faz o planejamento, ele quem calcula as contas e o que pode gastar, audita. E, se não tivermos esse profissional, podemos ter erros que podem levar até à irresponsabilidade fiscal e o fechamento de uma empresa”, ressaltou Andreo Rasera, enfatizando o papel do Poder Legislativo em reconhecer que a contabilidade é fundamental na atualidade.

Lindomar Rodrigues, presidente da Vox.

Logo depois da abertura oficial, o presidente da Casa Ronan Liberal Júnior (MDB) passou o comando dos trabalhos para o proponente da sessão. Após a execução do Hino Nacional pela Banda do 8º BEC, sob a regência do maestro Elienai de Azevedo, o vice-presidente da Vox – Associação dos Contadores do Oeste do Pará – Mikail Carvalho leu o histórico da entidade que reúne os profissionais de diversos municípios.

A presidente Lindomar Silva Rodrigues destacou a modernização da atividade contábil, mesmo sendo uma profissão milenar. “Onde há um atividade econômica, aí está a necessidade da contabilidade, seja com ações preventivas contínuas ou para, de repente, fazer perícias, auditorias. A contabilidade está sempre sendo necessária nos negócios”, completou.

Ataís Oliveira, homenageada.

Entre os profissionais homenageados, Ataís Maria Oliveira Mota manifestou gratidão ao Poder Legislativo e os colegas de profissão que fizeram a seleção de quem recebeu o certificado conferido pela Câmara Municipal de Santarém, ressaltando o papel do profissional no dia a dia das pessoas. “O contador é quem organiza tudo. Se nós não organizássemos as informações, eu diria que a vida de todo mundo seria bem bagunçada”, disse.

Secretário estadual Alexandre Maduro.

O secretário regional de Governo Alexandre Maduro, como contador, também foi homenageado e manifestou gratidão aos vereadores por realizarem uma sessão especial em reconhecimento a uma classe “que tanto merece o nosso respeito. A contabilidade é como a bússola de um navio, que vai dar direcionamento de qual rumo nós seguirmos. Ela tem a peça fundamental para organizar, supervisionar as contas e o patrimônio da empresa. Mas acima de tudo, esses profissionais prestam uma função social muito importante, como se fossem os agentes arrecadadores que fazem com que o governo posa arrecadar os tributos e, a partir daí, transformar em políticas públicos a favor da população”, enfatizou.

Ilciney Lopes e Alexandre Lopes representaram o ex-vereador Arnaldo Lopes.

O advogado Alexandre Lopes recebeu a homenagem póstuma ao seu pai Arnaldo Lopes, contador e ex-vereador e vice-prefeito de Santarém, falecido em agosto passado. “Infelizmente não gostaria de ser necessário estar participando neste momento, mas que meu pai pudesse estar recebendo, pessoalmente, a homenagem que reconhece todo o trabalho que ele exerceu na contabilidade por 57 anos, com relevantes serviços prestados na sociedade santarena”, agradeceu.

Presidente Ronan Liberal Jr.

O presidente da Casa Ronan Liberal Júnior também manifestou a satisfação dos vereadores na homenagem aos contadores santarenos “que ajudam o município na parte econômica e social e hoje, muito especialmente, a classe contábil, que é bastante ativa, é o coração das empresas, é o coração também da contabilidade pública do município de Santarém. Fica aqui o nosso reconhecimento a todos os profissionais que fazem uma contabilidade de qualidade, ajudando no nosso progresso me desenvolvimento”, finalizou.

Homenageados – A lista de contadores homenageados foi definida em parceria com a Vox, destacando profissionais que representam toda a categoria:

1. Alexandre Almeida Maduro
  2. Anderson José S Lima
  3. Antonio Inácio Rodrigues Junior
  4. Arnaldo Sousa Lopes (in memorian)
  5. Ataís Maria Oliveira Mota
  6. Ednelson Dos Santos Serrão
  7. Eugenio Gustavo Guerreiro Hamoy
  8. Francisco Cardoso Silva
  9. Ian Blois Pinheiro
  10. João Batista Vieira
  11. João Candido Da Silva
  12. Leiliane Cardoso Da Silva Sá
  13. Luciene Costa Bezerra
  14. Manoel Junior Rocha Da Silva
  15. Maria Antônia Pereira Rego
  16. Maria Ivone Carvalho Dos Santos
  17. Randolfo Veiga Da Silva

Dia do Contador – 22 de setembro é o Dia do Contador porque foi nesta data, em 1945, que o Decreto Lei Nº 7.988, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, criou o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil.

Por Ronei Oliveira – Assessoria da ASCOM/CMS