Vereadores aprovam Moção de Aplausos ao Professor Anselmo Colares pelos 20 anos de doutorado

0

O vereador Professor Josafá Gonçalves (PL) apresentou, na tarde de quarta-feira (29), no Plenário Benedito Magalhães da Câmara Municipal de Santarém, uma moção de aplausos em homenagem aos 20 anos do título de doutor em Educação na Amazônia conquistado pelo professor Anselmo Alencar Colares. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

“É um momento muito especial para todos nós que fazemos a educação aqui em Santarém. Nós não poderíamos deixar essa data especial para o professor Anselmo Colares passar em branco. Esse é um momento histórico para o profissional que dedica sua vida, há quase 40 anos, pela educação a esse município e 20 deles com o título de doutor em Educação na Amazônia. Através do seu conhecimento ele tem dado muitas oportunidades de transformação na vida das pessoas”, ressaltou o parlamentar.

O Professor Doutor Anselmo Alencar Colares é natural de Santarém, concluiu seu doutorado, na Universidade de Campinas (Unicamp), em 2003. Serviu de inspiração aos santarenos, por ter sido o primeiro cidadão do município a obter este título após ter feito toda sua trajetória de formação em escolas públicas e ter feito o curso superior em Santarém, no então Campus da UFPA, atualmente Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

No doutorado, Anselmo desenvolveu a tese sobre a colonização, a catequese e a educação no Grão Pará, gerando subsídios para os estudos de História da Educação na Amazônia, campo no qual conquistou reconhecimento nacional e algumas incursões internacionais.

 

O homenageado usou a tribuna para falar um pouco sobre sua história de vida e o caminho até a conquista do doutorado que este ano completa duas décadas. “Nós ficamos lisonjeados e muito felizes com a homenagem. Ao longo dos anos, muitos foram os desafios para chegarmos a alcançar esse resultado. Eu agradeço imensamente a minha família por estar ao meu lado e me ajudar na busca por essa conquista. Agradeço as palavras de cada um e, especialmente, ao professor Josafá Gonçalves pela homenagem. E eu encerro dizendo que ser doutor não é estar acima de ninguém. Eu transmito isso para as pessoas: é ter a condição de oferecer os ombros para que outras pessoas possam subir neles para ver mais longe. Minha função é prestar serviço e devolver à sociedade aquilo que recebi. O conhecimento não é propriedade de ninguém e sim da humanidade”, finalizou Anselmo Colares.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa do vereador Professor Josafá

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade