Vereadores aprovam PL de Josafá com nome de comunitária para a CEMEI do Mararu

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, por unanimidade, na sessão ordinária desta quarta-feira (17), o Projeto de Lei de autoria do Vereador Professor Josafá Gonçalves (PL), que dispõe sobre a alteração da denominação da “UMEI Mararu” para “CEMEI Professora Clara Aurora da Cunha Almeida”. O autor do nº 1409/2023, justificou a homenagem como reconhecimento à comunitária que dedicou sua vida pela educação no município de Santarém, em especial ao bairro Mararu, como professora, catequista, cursilhista, associação das mulheres, entre outras atividades ligadas a comunidade.

A professora Clara Cunha faleceu em 2021.

Natural da Colônia Poço Branco, Clara Aurora da Cunha Pereira nasceu em 18 de janeiro de 1931, e tinha 12 anos quando foi morar na comunidade do Mararu. Formou-se em magistério quando já atuava na educação, se dedicando como professora por 35 anos na rede pública, Estadual e Municipal, em várias escolas de Santarém. Na igreja católica, contribuiu como catequista, ministrou encontros de Batismo, 1ª Eucaristia, Crisma, perseverança e preparação para Casamentos. No dia 21 de outubro de 2021 veio a falecer, aos 90 anos de idade, deixando 13 filhos, 43 netos, 27 bisnetos e 2 tataranetos.

O vereador Professor Josafá Gonçalves ressaltou a importância de homenagear a professora Clara Aurora, por ter contribuído muito com o município de Santarém, “se envolvendo em vários segmentos. Então esse é um reconhecimento a essa personalidade, pela sua história, seu legado. Ficamos felizes por sua família acompanhar esse momento tão especial e, se Deus quiser, a nova unidade infantil que será inaugurada no bairro Mararu já terá o nome de nossa saudosa Clara Cunha”.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Nélio Aguiar.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa do vereador Profº. Josafá Gonçalves