Vereadores aprovam PL que institui o Dia Municipal sobre o Lúpus em Santarém

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na sessão de segunda-feira (05) o Projeto de Lei, de autoria do vereador Pastor Ângelo Tapajós (Republicanos) que institui o Dia Municipal Sobre o Lúpus e dispõe Sobre a Política Municipal de Conscientização e Orientação Sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico e Discóide. A matéria define o dia 10 de maio no calendário do município de Santarém

Vereador Pr. Ângelo Tapajós.

De acordo com parlamentar o PL 3240/2021 tem como objetivo, colocar a data no calendário de eventos da Prefeitura de Santarém, assim como incentivar a promoção de campanhas sobre a doença, distribuições de matérias infográficos alertando sobre os cuidados e precauções, orientação psicológica, tratamento médico adequado, preferência em filas nos estabelecimentos comerciais, os medicamentos necessários para o tratamento e outras prerrogativas dispostas na lei. Pastor Ângelo acredita que, desta maneira o município pode ofertar assistência adequada às pessoas com lúpus. E ressaltou que a execução dos objetivos da lei deve ser feita através de parcerias do Poder Executivo Municipal com o governo federal, instituições privadas, organizações governamentais afins de promover todas as medidas aprovadas.

O vereador disse que se sensibilizou com a causa dessas pessoas, e que, como parlamentar, tem, responsabilidade em fazer a diferença na vida do cidadão. “Há alguns meses fomos procurados pelos líderes da Associação das Pessoas com Lúpus do Oeste do Pará (APLOPA), que expuseram a situação da pessoa acometida com essa enfermidade, a desinformação com relação à doença, o preconceito que muitos sofrem e a necessidade de garantir o direito delas.” ponderou o vereador

O projeto, aprovado com unanimidade pela Casa Legislativa, segue agora para sanção do prefeito Nélio Aguiar para entrar em vigor.

Lúpus – Doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, o lúpus (LES) pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar (crise) por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.

É uma doença séria que exige muitos cuidados, não tem cura, mas pode ser tratada. Existem inúmeras dificuldades impostas pela doença, tal como a impossibilidade de exposição solar, mobilidade, entre outros. Temos uma sociedade, com pouco conhecimento a respeito do lúpus, que pode afetar na demora do diagnóstico e por consequência no agravamento da enfermidade. Nesse sentido, a criação de um programa que divulgue sobre o lúpus, ajudará no diagnóstico precoce e um tratamento com mais eficácia de modo a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Por Welder Souza – Assessor de Imprensa do vereador Pr. Ângelo Tapajós