Vereadores aprovam proposta de Josafá Gonçalves para homenagear destaques do futebol santareno em junho

Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Santarém, no Plenário Benedito Magalhães, os vereadores aprovaram, nesta quarta-feira (28), o requerimento Nº 749/2023, que dispõe sobre a realização da Sessão Solene para Outorga da “Comenda do Mérito Futebolístico Lúcio Santarém” de autoria do vereador Prof. Josafá Gonçalves (PL). A homenagem, no dia 27 de junho, será para aos atletas e profissionais que se dedicam na carreira do futebol, ou tenham contribuído com o esporte amador ou profissional em Santarém. De acordo com o requerimento, cada vereador poderá indicar uma pessoa para receber a homenagem.

A homenagem também será para comemorar o “Dia Nacional do Futebol”, 19 de julho, data criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por ser um dos esportes mais populares no Brasil. “Esse é o terceiro ano que realizamos a Comenda do Mérito Futebolístico Lúcio Santarém. Ficamos felizes pela aprovação unânime dos parlamentares. Com a sessão, queremos continuar homenageando e valorizando jogadores, treinadores e demais profissionais do futebol amador e profissional. Resgatamos também a memória do grande Lúcio Santarém, que levou o nome de nossa cidade a nível nacional e internacional”, ressaltou o parlamentar.

A comenda recebe o nome de Lúcio Santarém, em reconhecimento à importante contribuição do desportista para o futebol no município. Lúcio Mota Matos, mais conhecido como Lúcio Santarém, quando jogador, atuou como centroavante, defendendo clubes de Santarém, além dos times do Remo, Ceará e outros fora do Brasil. Lúcio também foi treinador de futebol, levando o time do São Raimundo à conquista do primeiro Campeonato Brasileiro da Série D, em 2009. Foi responsável também pela administração do Estádio Colosso do Tapajós. Em 2016, Lúcio Santarém faleceu em decorrência de um infarto e sua morte repercutiu em todo o meio esportivo santareno, por conta da grande contribuição que deu a o município na área do futebol.

Outros requerimentos – Durante a sessão desta quarta-feira, Josafá também apresentou requerimento à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com relação a disponibilização de transporte escolar para a escola Nossa Senhora Perpétuo Socorro, localizada na comunidade Santa Cruz, planalto santareno; a instalação de um transformador para atender a escola Santa Helena, localizada na comunidade indígena Amparador; a construção de um ginásio poliesportivo padrão MEC para atender a escola João Felipe Bettendorf, no bairro Maracanã I; e a construção da escola Santa Helena, localizada na aldeia Amparador, ramal Santa Rosa, planalto santareno.

À Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Josafá apresentou requerimento solicitando a implantação de uma faixa de pedestre elevada em frente à escola Irmã Leogard Gausepohl, localizada na rua Uruará, bairro Uruará.

E à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP), o parlamentar apresentou requerimentos solicitando a construção de um microssistema de abastecimento de água na comunidade Poço das Antas, Km 27, rodovia Santarém/Curuá-Una.

Todos os requerimentos foram aprovados pelos parlamentares para posterior encaminhamento às secretarias citadas.

Por Marina Bandeira – Assessora de Imprensa do vereador Professor Josafá Gonçalves