Vereadores cobram informações sobre equipamentos do primeiro Hospital de Campanha em Santarém

O vereador JK do Povão (PSDB) usou o tempo das lideranças na sessão remota desta segunda-feira (8) para anunciar um requerimento que cobra informações da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Pará (Sespa) sobre a destinação dos equipamentos que foram usados no Hospital de Campanha, instalado pelo Governo do Pará no Parque da Cidade para atender pacientes com Covid-19, na primeira onda da pandemia, em 2020. O questionamento foi reforçado pelo vereador Gerlande Castro (PSB)De acordo com JK, a demora da instalação do Hospital de Campanha, nessa segunda onda da doença, em virtude da possível dificuldade para comprar equipamentos em pronta entrega, estaria deixando, entre os santarenos, a dúvida sobre a destinação do que foi usado no reforço de atendimento à pandemia em 2020.

“Nós precisamos saber se esses equipamentos foram destinados para a UPA, Hospital Municipal, se retornou para Belém, ou ainda se foi levado para outra cidade. Essa informação é importante para cobrarmos agilidade na instalação do novo Hospital de Campanha”, ressaltou o parlamentar.

Gerlande Castro, por sua vez, disse que, logo que foi desinstalado o Hospital de Campanha, no ano passado, os equipamentos foram levados para o almoxarifado da Sespa. “Mass nós precisamos impedir que esse material seja levado para outra região, porque o Baixo Amazonas e a Calha Norte são as regiões mais atingidas atualmente pela pandemia”, reforçou.

O representante do PSB ressaltou que o papel do vereador é fiscalizar a aplicação do dinheiro público, por isso o Governo do Estado precisa deixar tudo esclarecido para os parlamentares e a sociedade.