Vereadores comemoram 45 anos da OAB/Santarém com sessão especial

0

Advogados e personalidades políticas estiveram no plenário da Casa acompanhando a programação, onde também aconteceram homenagens a figuras da advocacia local.

Vereador Sílvio Neto

O Poder Legislativo Santareno realizou, na manhã desta quinta-feira (23), no plenário Vereador Benedito Magalhães, uma sessão especial em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Santarém (OAB/STM), pelos 45 anos de fundação. O autor do Requerimento 1495/2024, que originou o ato, foi o presidente da Casa Sílvio Neto (UB).

Ver. Ronan Liberal

O vereador Ronan Liberal Jr. (MDB), que é advogado, leu o documento, aprovado no dia 15 deste mês, destacando, dentre outras coisas, que a OAB Santarém é a mais antiga comarca da instituição no Baixo Amazonas. Silvio Neto enfatizou que a OAB é uma parceira importante para o Poder Legislativo, pois contribui em debates e políticas públicas em prol do povo santareno.

Foram homenageados 11 advogados que marcaram história nessas mais de quatro décadas da OAB Santarém. Dentre eles, Rodolfo Hans Geller, um dos profissionais do direito mais tradicionais do município em atuação. Também como José Ronaldo Campos, advogado com anos de experiência ainda na docência, com a disciplina de Processo Civil.

 

Ana Cláudia Sousa.

A advogada Ana Cláudia Sousa Wanghan representou, na ocasião, o marido Ubirajara Ubirajara Bentes Filho, que foi presidente da instituição e teve um trabalho notável em diversas frentes no município, falecido em 2020, vítima da Covid-19. Ele e outros nomes foram homenageados em memória.

Miguel Borghezan.

Miguel Borguezan foi quem falou em nome dos homenageados. “Isto é para nosso compromisso de vida e que se estende aos nossos alunos e aos que nos procuram para orientação jurídica. Receber da Câmara esta homenagem significa recebê-la do povo. Quero dizer que esta é uma homenagem à advocacia santarena”, destacou.

“O advogado é o instrumento da voz da população. Estou muito honrada em fazer parte desse momento”, ressaltou Silvia Barbosa, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados.

Ítalo de Melo Farias.

Com três mil advogados cadastrados, a OAB Subseção Santarém é presidida atualmente por Ítalo de Melo Farias. Ele foi à tribuna para agradecer à Casa de Leis pela homenagem, aos colegas de profissão e a todos os atores que contribuem com a Ordem. “Aproveito para reiterar essa gratidão a cada advogado e advogada que cedeu tempo para esta homenagem. Não é fácil ser presidente de Ordem; é uma responsabilidade do tamanho dessa instituição. Hoje discutimos as questões climáticas, tecnológicas. Mas o caminho que traçamos já foi pavimentado”, frisou o presidente da OAB Santarém, que é o 11° a ocupar o cargo desde a fundação, em 22 de maio de 1979.

Eduardo Imbiriba.

O presidente da OAB-Pará Eduardo Imbiriba também discursou. “Nossa relação deve ser pautada no diálogo. Estamos comemorando 45 anos da maior e mais antiga subseção da Amazônia, e nunca é demais analisar a importância da advocacia”, destaca.

Homenageados – As personalidades homenageadas receberam placa comemorativa:

Ana Campos da Silva Calderaro
Antonio Eder John de Sousa Coelho
Benedito Fernandes da Silva (in memoriam)
Evandro Diniz Soares (in memoriam)
Jose Olivar de Azevedo
Jose Ricardo Geller
Jose Ronaldo Dias Campos
Maria Avelina Imbiriba Hesketh
Miguel Borghezan
Rodolfo Hans Geller
Ubirajara Bentes de Souza Filho (in memoriam)

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade