Vereadores fiscalizam obras do Hospital Municipal de Santarém

A presidente da Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Câmara de Santarém vereadora Alba Leal (MDB) e o vereador JK do Povão (PSDB) visitaram, nesta terça-feira (20), as obras do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo. No local, os parlamentares analisaram as instalações da Emergência e Obstetrícia.

“Na Emergência, constatamos que alguns espaços não estão adequados. A área de classificação de risco (triagem) não pode ficar exposta no corredor, pois o fluxo de entrada e saída de pessoas será grande. O ideal é ficar numa sala restrita. Já na Obstetrícia, a rede de gases não está completa. É preciso também fazer a climatização do local. Somos os olhos do gestor, tudo que for vistoriado e não estiver em conformidade temos a obrigação de informar ao Poder Executivo. Então os ajustes devem ser feitos agora, e não depois do serviço pronto. Este é o nosso objetivo, contribuir com a prefeitura”, afirma Alba.

Para discutir sobre mudanças no projeto executivo da reforma da obra, o vereador JK do Povão, sugeriu que a secretária de Saúde e a empresa responsável sejam convidadas para uma reunião no dia 28 de julho deste ano. O encontro será no Plenarinho da Câmara de Santarém.

“Fomos in loco e vimos uma obra praticamente pronta, mas que precisa de alguns ajustes. A parte física da Emergência ficou muito pequena. O hospital municipal de Santarém é uma unidade porta aberta, referência em saúde para todos os municípios da região. Por isso precisamos rever essa situação para atender a demanda. Vamos reunir e juntos encontrar alternativas viáveis para que haja mudança no projeto. Vamos continuar cumprindo com o nosso papel e cobrar do Poder Executivo”, destacou.

Sobre as obras – De acordo com o Engenheiro Civil da Semsa, Gabriel Rodrigues, a reforma da Emergência avançou 61,75%. Falta fazer a instalação das centrais de ar para a liberação da segunda etapa da obra. Na Obstetrícia, somente 29,42%, da obra foi executada. Segundo ele, a obra deve ser entregue em dezembro deste ano.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da Vereadora Alba Leal