Vereadores participam de “Missa Mocoronga”; evento religioso é tradição no calendário de comemoração ao aniversário de Santarém

A liturgia da Igreja Católica abriu a programação do dia em que a “Pérola do Tapajós” completa 360 anos de fundação.

A celebração começou às 8h desta terça-feira (22). A “Missa Mocoronga”, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, foi presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman, com a participação de vereadores da Câmara Municipal de Santarém, o prefeito Nélio Aguiar, governador Helder Barbalho, dentre outras autoridades e de populares.

Os cantos da celebração são músicas tradicionais do município, compostas pelo maestro Wilson Fonseca, adaptadas com letras litúrgicas pelo autor dos clássicos Emir Bemerguy. Padre Sidney Canto, como historiador, lembra que o termo “mocorongo” lembra a forma como, orgulhosamente, os santarenos se consideravam nas décadas de 70 e 80. “Muita gente hoje não gosta de ser chamado de mocorongo porque em outras regiões do país tem um significado pejorativo. Mas, na verdade, significa gente simples do interior, que era uma característica da população dessa região antes da chegada da modernidade”, explica.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Júnior (MDB) lembrou personalidades e gente simples que fizeram parte da construção da história do município. “E a gente pede a Deus que, em um momento de pandemia, que possamos vencer a cada dia e o progresso que tanto almejamos para o nosso município”, salientou.

O parlamentar também enfatizou a presença do Poder Legislativo nas atividades comemorativas do aniversário de Santarém na qualidade de representação popular. “Estamos acompanhando desde o início a programação festiva. Tivemos uma solenidade importante na Casa para homenagear personalidades e entregar nossas memórias legislativas à sociedade, e ontem acompanhamos a entrega da honraria máxima do município, a medalha “Padre Felipe Bettendorf. E hoje também participaremos, por todo o dia, de entrega de obras e equipamentos públicos que, junto com o Executivo, conseguimos construir”, concluiu.

Para a vereadora Alba Leal (MDB), destacou a união do Poder Legislativo em prol da luta por dias melhores para o município, mas também nas comemorações “das alegrias que Santarém nos dá. E hoje, no aniversário da nossa cidade, todo mundo tem que que comemorar com muita alegria. E o Poder Legislativo está sempre presente”, enfatizou a peemedebista.

O prefeito Nélio Aguiar também manifestou sua alegria em poder contribuir para mais um avanço do município nas comemorações dos 360 anos de fundação, principalmente na parceria com o governador Helder Barbalho, que também esteve na celebração e enfatizou o orgulho de também participar das comemorações com os santarenos entregando obras e serviços que representam desenvolvimento e dias melhores para a Pérola do Tapajós.

Durante a estada em Santarém, Helder inaugurou na segunda-feira (21) uma base do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) para atender a região. No fim da manhã desta terça-feira, seguiu até Santana do Tapará para entregar o Terminal Fluvial para a travessia do rio Amazonas entre Santarém e municípios da Calha Norte. À noite, inaugura o Ginásio Poliesportivo com capacidade para 5 mil pessoas.

O governador também participa de outras atividades programadas pela prefeitura para comemorar o aniversário de fundação de Santarém.