Vereadores realizam homenagem para conselheiros tutelares

A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta quinta-feira (17) sessão especial para comemorar o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro. No encontro proposto pelo vereador Josafá Gonçalves (PL) foram homenageados 26 conselheiros e ex-conselheiros de Santarém e outros municípios e estados, além de instituições que realizam trabalhos a favor de crianças e adolescentes.

De acordo com o vereador Josafá Gonçalves, a iniciativa do Poder Legislativo representa reconhecimento à categoria que se dedica ao trabalho em defesa da infância e adolescência com dignidade. “Porque a gente sabe que os direitos da criança e do adolescente, no papel, é uma essência, porém, a realidade é outra. E é, por isso, que a gente tem que fomentar para dar essa energia positiva para que os conselheiros tutelares possam desenvolver o seu papel na sociedade com dignidade. E, mais do que justo, a gente reconhecer esse trabalho desenvolvido por eles”, ressaltou.

O conselheiro tutelar José Quaresma, que atua no conselho de Alter do Chão, manifestou gratidão pelo reconhecimento dos vereadores ao trabalho que todos os conselheiros santarenos realizam no município, apesar das dificuldades enfrentadas para cumprir o papel, principalmente na sua área de atuação. “É um conselho predominantemente ribeirinho, que atende a região do Eixo-Forte, distrito do Arapixuna, as comunidades dos rios e Tapajós e Arapiuns. São mais de 200 comunidades sob a responsabilidade do Conselho Tutelar 3, sempre no zelo pelo cumprimento de direitos de crianças e adolescentes”, ponderou.

O homenageado Maik Miranda Guimarães, do Conselho Tutelar 1, disse estar agradecido com a homenagem dos vereadores. “Nos dois mandatos que estou como conselheiro tutelar, é a primeira vez dessa iniciativa do Poder Legislativo. Então a gente fica muito feliz pelos vereadores reconhecerem o trabalho dos conselhos tutelares de Santarém”, completou.

A ex-conselheira tutelar Antônia Padilha Moraes destacou os desafios enfrentados para cumprir seu papel na defesa das crianças e adolescentes de Santarém. “Eu acompanho desde 1990, quando fiz parte dos estudos em Rondônia para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. E, de lá pra cá, nós temos acompanhado aqui em Santarém. Trabalhei com muitos juízes e promotores comprometidos com a Infância e a Juventude. São muitos os desafios, que são superados quando você trabalha com muito amor e por amor à causa”, concluiu.

Segundo Roseane Matos, coordenadora da Casa dos Conselhos de Santarém, os conselheiros tutelares têm como principal atribuição garantir os direitos das crianças e dos adolescentes e agradeceu a iniciativa dos vereadores. “Primeiro que é um reconhecimento aos conselhos tutelares, que fazem um trabalho em todo o município, inclusive nas regiões de rios e planalto. Então muito merecida essa homenagem”, disse.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou a estrutura disponibilizada para os conselheiros tutelares desempenharem seu papel de defesa às crianças e adolescentes em Santarém. “Nós temos dois conselhos que funcionam na área urbana, que são os conselho 1, que fica na área central, e o 2, que fica na Grande Área do Santarenzinho e Maracanã. E temos o conselho 3, que atende a região ribeirinha. A gente, enquanto gestão, apoia e dá todo o suporte para que esse serviço funcione. Fizemos a equipagem dos conselhos tutelares, inclusive com computadores, impressoras, e até uma lancha, fruto de parceria com um deputado federal, Então temos feito esse diálogo para que possamos priorizar a criança e o adolescente em uma união de forças com toda a rede de garantia dos direitos no município de Santarém”, garantiu.

O primeiro vice-presidente vereador Jandeilson Pereira (União) representou a Mesa Diretora da Câmara na solenidade e manifestou a satisfação dos parlamentares pela iniciativa, “reconhecer o brilhante trabalho que essas pessoas fazem para toda a sociedade santarena. A Câmara é um poder que sempre lembra e, com muita dignidade, homenageia essas pessoas que estão na linha de frente, cuidando do nosso povo, fazendo um trabalho exemplar”, finalizou.

Homenageados – A lista de homenageados foi definida pela Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Oeste do Pará, Baixo e Médio Amazonas:

Conselho Tutelar 1 de Santarém

Luís Felipe de Souza Farias

Rogério Pereira Batista

Instituições de Atendimento à Criança e ao Adolescente

Projeto Socioeducativo “Ocupa Pará Santarém”

Projeto “Criança Feliz”

Projeto “América Futebol Clube”

Delegações

Andreia Pinho Lopes – Curuá (PA)

Erica Amorim Santarém – Óbidos (PA)

Jaisa Silva Lameira – Alto Alegre (RR)