A desativação da Unidade Básica de Saúde do bairro do Santíssimo foi foco de reunião realizada na Câmara Municipal de Santarém, na manhã desta quarta-feira (06), entre o presidente Ronan Liberal Jr (MDB), os vereadores Alba Leal (MDB) e Silvio Neto (União) com diretores da Associação de Moradores do Bairro Santíssimo (Amorsan).
Com a inauguração da Unidade Básica Saúde da Família Manoel Ernesto Sobrinho “Manduquinha”, no bairro Prainha, em junho, o espaço no Santíssimo foi desativado e os pacientes foram redirecionados para o novo local. Os moradores, todavia, argumentam que a localidade tem vários idosos e pessoas com dificuldade de locomoção.
“Nós gostaríamos que o atendimento fosse retomado, já que o trânsito para a unidade que foi instalada é difícil e ela fica a cerca de 1km do local antigo. Quando você suspende o atendimento em uma UBS você sobrecarrega outros locais como o hospital e a UPA. Por isso solicitamos uma solução”, declarou Servito Batista, presidente da Amorsan.
A população do bairro do Santíssimo chega a 6.365 moradores. Grande parte é composta por idosos. O presidente Ronan Liberal Jr. salientou que a gestão do município de Santarém é dinâmica e sempre pensada para as melhores decisões voltadas a população.
“Seja qual for o contexto, uma Unidade de Saúde é sempre essencial, e o funcionamento dela demanda também toda uma logística que inclui a localização, o acesso. Como deliberação desse encontro com os membros da associação, vamos procurar uma alternativa para a retomada do funcionamento da unidade do Santíssimo, seja através de um novo prédio ou através da viabilização por meio de alguma emenda parlamentar”, salientou o presidente Ronan Liberal.
Por Dannie Oliveira – Assessora de Imprensa do vereador Ronan Liberal Jr.