Vereadores reúnem com SEHAB e Incra para tratar da regularização fundiária no Lago Grande

Vereadores da Câmara Municipal de Santarém reuniram, nesta quarta-feira (06), com representantes da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) e da Superintendência Regional do Incra no oeste do Pará para tratar da regularização fundiária de áreas na região do Lago Grande. O encontro aconteceu no plenário Benedito Magalhães.

“A reunião foi para ouvir os setores envolvidos sobre como está a situação da Regularização Fundiária em áreas da região do Lago Grande e no que se pode avançar. É preciso trabalhar estas questões de forma integrada, porque somos cobrados e precisamos de resultados práticos”, destacou Alba.

A secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária Nelcilene Lopes relatou algumas frentes de trabalho desenvolvidas pela pasta na perspectiva de avançar na questão. “Na região do Lago Grande o município tem uma propriedade de 2.173 hectares e desde 2028 vem com processos tramitando no Incra para regularização da área. O objetivo do município é destravar essa área onde a vila de Curuai possa ser uma área regularizada, titulada individualmente para cada cidadão. Esse é um anseio do Poder Executivo, do Legislativo e principalmente dos munícipes que lá residem. Estamos trabalhando muito e cobrando do órgão competente rapidez e desburocratização”, explicou.

Estiveram presentes o superintendente Regional do Incra em Santarém Francisco Sousa, representantes da Agência Distrital e Associação de Moradores da vila de Curuai (Asmovic), Comissão Pró-emancipação da região do Lago Grande (Copemlago).  Os vereadores Carlos Silva (PSC), Jandeilson Pereira (DEM), Didi Feleol (PP) e Júnior Tapajós (PL) também participaram do debate.

Por Gleicy Lira – Assessora de Imprensa da vereadora Alba Leal