Arrecadação municipal não permite a manutenção da iluminação pública no município de Santarém

Nesta segunda-feira (23/09), o vereador Didi Feleol, ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Santarém, apresentou um balanço de investimentos na iluminação pública. Os números servem de subsídio para definição de voto no pedido de empréstimo feito pelo poder executivo que, se aprovado, deve destinar parte dos recursos para a iluminação pública.

Segundo o parlamentar relacionou os fundos que destinam verbas para investimentos no município. O Fundo Participativo arrecadou no mês de janeiro pouco mais de R$ 7 milhões e 729mil, sendo que deste recurso 25% vai para a área de educação, 15% para saúde e 5% para a Câmara, além disso o município arrecada com IPTU e ICMS, além de outros, como a taxa de arrecadação pública. Didi argumentou que, mesmo com todos esses recursos o que é arrecadado não atende à necessidade do município na área de iluminação pública.

De acordo com os números apresentados no pronunciamento, hoje Santarém dispõe de 24 mil pontos de iluminação. Com o investimento e troca destas lâmpadas para LED, segundo o parlamentar, haverá uma economia, em 12 anos, de R$ 103 milhões de reais. O que significa uma grande economia para o orçamento do município.

“Então meus colegas, falo em nome da população, esse dinheiro emprestado sendo investido com responsabilidade, cumprindo o que foi projetado, vai aparecer resultado dentro do município. Eu ando a pé, nossa cidade precisa de investimentos na iluminação pública e no asfaltamento, não adianta apenas investir em piçarra nas ruas, isso vira poeira no verão e no inverno a chuva leva”, concluiu.