Aptos a ensinar: servidores experientes repassam conhecimentos aos novos colaboradores da Câmara

Durante esta semana, servidores novatos participaram de cursos que trataram de diversas temáticas voltadas a atividades desempenhadas na Casa Legislativa.

Se o ditado “o tempo ensina” for levado ao pé da letra, podemos aplicá-lo aos servidores da Câmara de Vereadores de Santarém, entre efetivos e temporários, que, pelo tempo de Casa, adquirem conhecimento, portanto, foram ensinados por colegas que até, alguns deles, já não compõem o quadro da instituição, e agora podem ensinar aqueles que iniciam o tempo de serviço nela.

Esse contexto pôde ser bem percebido durante esta semana, da última terça-feira, 12, a esta sexta-feira, 15, quando foi promovida uma rodada de cursos de formação de gestores, no plenário Vereador Benedito Magalhães. Em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães, representada no município por Ednairo Barbalho, chefe de gabinete do presidente da Casa. Ele explicou que os treinamentos foram desenvolvidos em dois módulos.

“A proposta do curso foi atualizar, capacitar, direcionar os servidores antes de iniciarem as sessões. O curso é dividido em três módulos, mas trabalhamos dois: noções gerais da administração pública e competências do Poder Legislativo”, esclarece.

Alexandre Marialva, servidor efetivo, que assumiu nesta gestão o cargo de coordenador geral jurídico legislativo, ministrou curso no primeiro dia da programação. Marialva, que é advogado há seis anos, enalteceu a iniciativa da administração da Câmara pela realização do momento de aprendizado.

“Eu me sinto muito satisfeito, e dentro do que me coube, consegui passar um certo conhecimento sobre regime jurídico da Casa e principalmente dos servidores do município, acerca de suas prerrogativas; seus direitos; deveres e obrigações, e tudo o que for pertinente ao Serviço Público do Município”.

Também advogado e servidor efetivo, Paulo Borborema passou conhecimento sobre os diferentes tipos de trabalhos apreciados e votados pelos parlamentares. “Falei sobre as proposições que tramitam na Casa, instrumentos que eles vão utilizar no dia a dia, e os novos funcionários da Casa vão se familiarizando”, explicou Borborema, que ocupa o cargo de diretor legislativo desde o ano passado.

“Como servidor público e trabalhando em uma Casa de Leis, a gente percebe a importância que tem no dia a dia, e servir a população é o mais importante”, enfatiza.

Com formações distintas às dos colegas, mas tão importantes quanto para o desenvolvimento das atividades legislativas, Alene Liberal Cunha e Maysa Fernandes representaram as mulheres na programação de cursos.

Maysa, que é servidora efetiva, bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Controle e Automação e mestra em Inovação Tecnológica, e atua na Comissão Permanente de Terras, se diz honrada em contribuir com a formação dos novos colegas de trabalho.

“Temos a função de repassar o conhecimento, uma vez adquiridos ao longo dos anos, visto que a cada quatro anos, a composição de pessoal é renovada, e uma grande maioria nunca teve contato, e não adquiriu conhecimento sobre os poderes. A administração pública exige profissionais capacitados que possam atender de uma melhor forma a população. Fico muito feliz em poder contribuir com tudo o que aprendi, e de poder repassar esses conhecimentos”, enfatiza.

Alene, que é diretora geral, está na Câmara há quase 10 anos. Formada em Letras, a servidora atua ainda como coaching, profissão que, essencialmente, busca fazer com que as pessoas se dediquem e sintam-se motivadas a alcançarem seus objetivos, o que foi o foco do curso realizado por ela, no encerramento da programação.

“Toda pessoa que chega a um novo lugar precisa de direcionamento. Então acredito que isso seja de extrema importância para atender da melhor forma possível esses servidores que estão chegando à Casa. Conhecer o fluxo de trabalho, explicar como funciona a própria tramitação de projetos, sessões ordinárias, solenes. Tem muita coisa que nós que estamos na Casa há um tempo, já temos habilidade, e entendo como forma de empatia poder passar isso de maneira a ajudar a interação, vai ser bom não só para ele, mas para que o fluxo de trabalho ande de maneira correta e o nosso trabalho tenha andamento”, destaca.

Emanuel Júlio Leite foi um dos novos servidores que receberam as instruções e conhecimentos. Chefe de gabinete do vereador JK do Povão (PSDB), ele observou que, “especialmente para quem está começando, é uma oportunidade para nivelar a informação, de maneira a situar melhor a gente na Câmara Municipal de Santarém”.O presidente da Casa Ronan Liberal Jr. (MDB) participou da abertura da programação, e destacou a importância desse trabalho de formação. “Os servidores da Casa como um todo, sejam os efetivos, os que já estão há algum tempo ou os que estão vindo agora para somar no Poder Legislativo, são, a meu ver, o maior patrimônio da Casa. Então merecem sempre ser valorizados. E essa experiência que hoje os que já estão há mais tempo têm é de suma importância para, principalmente, repassar o conhecimento”.

Por Jefferson Santos – Jornalista da ASCOM/CÂMARA