Biga cobra do governo municipal estratégias para combater maus tratos a animais

Em sessão ordinária, na tarde desta quarta-feira (17), o vereador Biga Kalahare (PT) usou a tribuna para informar que enviou pedido de informações destinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) sobre o trabalho que está sendo realizado para combater os maus tratos aos animais Em Santarém. Biga destacou que não existe um plano de ação para agir nesses casos, apesar dos constantes casos e repercussão.

O parlamentar enfatizou que a Lei Estadual Nº 20.159 de 2017, que proíbe a tração animal no estado, precisa vigorar de maneira efetiva no município. “Não existe um plano para evitar que os maus tratos aconteçam, não existe um plano para tentar diminuir a dor dos animais, não existe um plano para tentar diminuir as dores das famílias que trabalham com esses animais” pontuou.

Biga frisou que é necessário que o Poder Executivo realize campanhas e projetos para diminuir essa problemática, considerando que é possível unir esforços para mudar essa realidade, pois é responsabilidade da gestão pública amparar a causa, visto que, atualmente, quem realiza esse trabalho são as ONG’s, que somam aproximadamente R$ 100 mil reais em dividas, devido aos altos custos de tratamentos de animais resgatados, que são levados para clínicas veterinárias particulares.

Cultura – O parlamentar também questionou a Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) sobre os planejamentos para o festival folclórico de Santarém em 2024, lembrando que, segundo ele, a organização do ano passado não foi aprovada pelos grupos folclóricos e pela população, devido a uma série de problemas estruturais.

Biga solicitou informações sobre data e local para a realização do evento e, considerou inadmissível que seja utilizado o mesmo lugar da edição passada, onde, segundo ele, ocorreram os transtornos.

Por Daína Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare