Biga reúne com secretária de Cultura do Pará e pede implantação da Casa do Artesão de Santarém

O vereador Biga Kalahare (PT) esteve em Belém, onde reuniu com a Secretária Estadual de Cultura Úrsula Vidal. A reunião ocorreu na sede da SECULT, na manhã desta segunda-feira (19).

Maria do Carmo, Úrsula Vidal e Biga Kalahare reuniram em Belérm.

Kalahare esteve acompanhado da deputada estadual Maria do Carmo (PT) no encontro em que foram debatidas demandas do setor cultural. O vereador entregou à secretária um documento solicitando a implantação da “Casa do Artesão de Santarém”. A proposta surgiu através de uma reunião com membros do Conselho Municipal de Cultura, por meio da representante do setor de artes plásticas Lígia Camargo, que destacou a importância de um local como esse para os artesãos do município.

O projeto Casa do Artesão, contempla um centro de eventos para palestras e apresentações culturais, que abrigará um ecossistema de negócios voltado para a bioeconomomia, bar, restaurante e área de convivência, com todo o mobiliário, espaços de apoio e com uma escola com foco em formações sustentáveis, além de uma vila administrativa com auditório. Como parte da estrutura, haverá também o Centro Gastronômico de Culinária Regional.

O petista ressaltou que o objetivo do projeto é formar mão de obra empreendedora local, além de apresentar a diversidade gastronômica da Amazônia, fomentar a economia e potencializar os talentos advindos de comunidades de Santarém. De acordo com ele, a Casa do Artesão terá um papel significativo na preservação e promoção da cultura da região, pois o espaço apresentará uma diversidade de talentos, produtos, especiarias e iguarias. “A expressão artística reflete na identidade, valores e nas tradições de um povo. Ao produzir peças artesanais, as habilidades e conhecimentos tradicionais são preservados, evitando que sejam perdidos ao longo do tempo. Isso ajuda a manter as práticas culturais e a preservar o patrimônio cultural de uma comunidade ou região. O artesanato desempenha um papel importante na economia local, especialmente em comunidades rurais em desenvolvimento”, pontuou.

Biga Kalahare acrescentou que, além de apoiar os artesãos locais, as vendas de artesanato vão contribuir para a geração de renda e emprego nas áreas onde são produzidos. Além disso, o turismo cultural aliado ao artesanato e à gastronomia de um local podem impulsionar a economia no município, atraindo visitantes interessados em conhecer e adquirir peças e gostos artesanais únicos. O parlamentar ressaltou que Santarém, por ser um município em ascensão turística, precisa criar espaços culturais que consigam integrar as diversas formas de manifestações culturais.

Por Daina Aben-Athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare