Na manhã desta quinta-feira (07), o plenário da Câmara Municipal de Santarém foi preenchido por mulheres que todos os dias cumprem papéis diferentes na Casa. Mas, dessa vez, estavam reunidas para serem homenageadas, em uma programação especial organizada pelo próprio Poder Legislativo. O evento teve música, dança e discursos que retratam a importância das mulheres se ajudarem e fortalecerem a sociedade com mais participação na política, na economia e na educação. Além disso, foram distribuídos brindes.
O momento também foi voltado para a comemoração de dois anos de implantação da Procuradoria da Mulher, um departamento do Poder Legislativo dedicado a atuar em diferentes causas femininas, sobretudo, pela legitimação e aplicação dos direitos das mulheres.
A vereadora Adriana Almeida (União) é a procuradora da Mulher. Mesmo afastada de suas atividades parlamentares por conta de licença maternidade, a vereadora fez questão de estar presente na programação e enfatizou que “a Procuradoria da Mulher dá voz para as mulheres, e a gente está falando o quanto é importante a representatividade, o quanto é importante que esse movimento continue, fortaleça e cresça e dê resultados, e os resultados que a gente quer é mulheres cada vez mais fortes, mais empoderadas, mais representativas”, destaca.
Por sua vez, a coordenadora do departamento Natacha Rambowa expôs que, nestes dois anos, a Procuradoria da Mulher promoveu várias ações junto à rede de proteção e em trabalho de atendimentos individualizados, “para que, juntos, pudéssemos desenvolver as atividades para toda a comunidade, principalmente para essas mulheres, para que elas possam cada vez mais ser informadas sobre seus direitos”.
Natacha também destacou as várias ações desenvolvidas como palestras, debates sobre a mulher e seu empreender; curso para empregadas domésticas e as ações que foram desenvolvidas em parceria com o projeto “Força do Bem”, coordenado por Adriana Alneida.