Foi um momento histórico porque, em 192 anos de existência, pela primeira vez o Legislativo santareno abriu espaço exclusivamente para um público que ainda é vítima de preconceito.
A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta terça-feira (17) uma sessão histórica para homenagear a comunidade LGBTQIA+. No encontro proposto pelo vereador Biga Kalahare (PT) para marcar o orgulho da comunidade, celebrado em junho passado, foram homenageadas diversas personalidades que lutam e são exemplo de luta contra o preconceito e de experiências de sucesso a favor da classe.
A cantora Jana Figarella foi uma das homenageadas e foi uma das atrações culturais, ao lado da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, que, pela primeira vez, está sendo regida por uma mulher, a maestrina Aymê Gadelha.
A mesa foi composta pelo presidente da Casa Ronan Liberal Júnior (MDB); o vereador Biga Kalahare, autor do requerimento que originou a sessão; o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santarém Alberto Portela, representando o prefeito Nélio Aguiar; a advogada Camila Diniz, representando a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santarém; o delegado Jamil Farias Casseb, superintendente regional de Polícia Civil; a professora Terezinha do Socorro Lira, representante da Diretoria de Políticas Estudantes e ações Afirmativas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); e o representante do Conselho Municipal da Juventude Danilo Senna.
Segundo Biga Kalahare, foi um momento histórico não apenas para a comunidade LGBTQIA+, mas toda a sociedade santarena pelo avanço do Poder Legislativo em romper as barreiras do preconceito e dedicar uma sessão para um público ainda vítima de preconceito e discriminação em muitos segmentos. “Aqui é diferente. Me sinto bem acolhido pelos colegas vereadores e todos os servidores da Câmara, além de representantes comunitários que procuram nosso gabinete. É um passo importante para vencer o preconceito ainda existente em nossa sociedade”, ressaltou.
Durante o pronunciamento, Biga destacou o momento como a primeira sessão nos 192 anos de história da Câmara Municipal de Santarém dedicada exclusivamente ao público LGBTQIA+. “É a cidadania que hoje está sendo comemorada e homenageada. É a trajetória de homens e mulheres da comunidade LGBTQIA+, que vencem diariamente o preconceito de uma sociedade que conta com muitas pessoas pouco empáticas. Trajetória de muitas dificuldades que são exemplo para milhares de meninas e meninos do nosso município. Mas hoje não queremos lembrar apenas as partes negativas. Queremos exaltar as vitórias e celebrar”, completou.
O parlamentar petista também enfatizou sua eleição em 2020 como um avanço na ocupação de espaço pela comunidade LGBTQIA+. E, como primeiro vereador da comunidade, disse ser a sessão um momento de “comemorar com vocês, homenageados e homenageadas, as nossas vitórias junto aos nossos familiares, nossos amigos, nossos colegas de trabalho, nossos vizinhos, os órgãos do Poder Público e autoridades competentes. Temos feito parte de uma mudança gradual, mas significativa, que tem gerado efeitos nas novas gerações, que sentem-se mais livres para serem quem querem ser”, enfatizou Biga.
Em nome dos demais membros do Legislativo Santareno, o vereador Carlos Martins (PT) ressaltou da tribuna o momento importante da Câmara Municipal de Santarém. “Nós lutamos e prezamos pela igualdade de direitos, pela diversidade, pela tolerância, e reforçamos o combate a qualquer tipo de discriminação e violência contra a população LGBTQIA+ no país e no nosso município. É preciso enxergar e entender a diversidade como algo que traz aprendizado, dinamismo, progresso e novas reflexões”, destacou o petista.
Carlos Martins também defendeu a luta pela construção de uma sociedade que assegure direitos e oportunidades iguais para todos. “As questões relacionadas à comunidade LGBTQIA+ são questões sociais. Lutar pelas reivindicações dessa população é uma parte fundamental da luta por uma sociedade mais justa, democrática e igualitária”, complementou.
O representante do prefeito Nélio Aguiar, chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Santarém Alberto Portela, destacou a sessão como momento marcante em um país que vive uma fase de intolerância em várias esferas, e defendeu um trabalho a favor da igualdade e da equidade. “A Prefeitura de Santarém tem trabalhado isso nas mais diversas secretarias, que se propõem a fazer projetos voltados a todas as pessoas, dando igualdade, tirando essa diferença, tanto na empregabilidade como nas funções que são exercidas e propondo políticas públicas voltadas para todas as classes. Então nossa mensagem é que todos nós possamos, a cada dia, construir a igualdade porque estamos todos em busca de uma coisa somente: a felicidade”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal de Santarém Ronan Liberal Júnior (MDB) destacou que o momento histórico quebrou paradigmas. “A nossa mensagem em uma sessão como essa é de respeito. Levar para a sociedade que, aqui em Santarém, o Poder Legislativo, apesar dos preconceitos em todo o mundo, pensa que, cada vez mais, a gente tem que resistir e o respeito tem que prevalecer sempre. Precisamos ter a liberdade na escolha”, enfatizou ao classificar os homenageados, como representantes da força, do trabalho e da dedicação a favor do progresso e do desenvolvimento do município.
O presidente também ressaltou o momento em que a Câmara Municipal de Santarém passa pela readequação do Regimento Interno e lançou a proposta para que seja criada na Casa a Comissão Especial de Cidadania e Igualdade de Gênero. “Eu acho que será um instrumento a mais de ferramenta e de luta em prol dos direitos e garantias individuais, que todos nós temos. Mas precisamos sair, muitas vezes, dos discursos para a prática”, defendeu.
Durante a sessão, foi entregue o certificado “Orgulho e Diversidade” para dez personalidades:
Na sessão estiveram presentes os vereadores:
- Adriana Almeida (PV);
- Aguinaldo Promissória (PSL);
- Alexandre Maduro (MDB);
- Biga Kalahari (PT);
- Didi Feleol (PP);
- Carlos Martins (PT);
- Enfermeira Alba Leal (MDB);
- Erlon Rocha (MDB);
- Júnior Tapajós (PL);
- Professor Josafá Gonçalves (PL);
- Ronan Liberal Jr. (MDB).
Justificaram os vereadores
- Carlos Silva (PSC) – em agenda externa;
- Elielton Rego Lira (Avante) – em reunião com lideranças comunitárias;
- Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC) – por motivos de tratamento de saúde;
- Sílvio Neto (DEM) – tratando de interesses particulares.