Câmara municipal realiza sessão especial da campanha Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial, na manhã desta quinta-feira (19), em homenagem à Campanha Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Vereadora Adriana Almeida

A sessão foi solicitada pela vereadora Adriana Almeida (União Brasil). De acordo com ela, foi também um espaço de manifestar descontentamento e preocupação com a estrutura do sistema público para assegurar a saúde das mulheres, “Hoje temos uma sessão muito importante que serve para homenagear entidades como a Casa Rosa que acolhe diversas mulheres e empresas que lutam em prol da causa. Esse ano a sessão especial é um protesto dessas mulheres, é algo que elas escolheram fazer para estar falando o que elas precisam, pois elas não necessitam dessa atenção só hoje, só nessa data, mas sim o ano todo. Elas precisam de diagnóstico, tratamento e estamos dando essa abertura no Plenário da Câmara Municipal para que elas possam falar e serem ouvidas”, destacou Adriana Almeida.

Ralieny Pereira

Na ocasião, foram homenageadas diversas mulheres que lutam contra o câncer, profissionais, empresas e órgãos do Município. Para Ralieny Pereira, que faz parte da coordenação da entidade Mulheres Vitoriosas, a campanha Outubro Rosa é de suma importância para a sociedade. “Nós esperamos que nunca deixem de prestigiar essa data em prol da conscientização do Outubro Rosa, pois o câncer de mama está todo dia afetando as mulheres. O mês de outubro é especial por chamarmos atenção para essa doença que traz danos, perdas e que causa tristeza”, concluiu.

Durante a solenidade, a Casa Rosa também esteve presente sendo representada pela idealizadora da entidade Leiria Rodrigues. “Sem dúvida, essa sessão idealizada pela vereadora Adriana Almeida é um espaço de fala e resistência, mas principalmente um espaço para as entidades, associações e movimentos que lutam em prol da causa da Saúde oncologia como a Casa Rosa, movimento das mulheres vitoriosas e muitos outros”, completou.

Vereador Sílvio Neto

O presidente da Câmara Silvio Neto (União) fez questão de frisar sobre a importância da sessão em alusão ao Outubro Rosa. “Hoje estamos realizando uma sessão para homenagear com reflexão os avanços que tivemos no combate ao Câncer de mama e homenagear essas mulheres e entidades que contribuem no combate ao Câncer de Mama”, observou o parlamentar.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

Homenagens – Na programação deste ano, a Câmara Municipal de Santarém homenageou 14 personalidades e empresas empenhadas em trabalhar a informação preventiva do câncer de mama:

Avispará – Distribuidora de Frangos

Personalidades e empresas foram homenageadas.

Claudine Picanço de Souza

Daniel Victor Aguiar Ferreira