Projeto de Lei, aprovado,pede implantação de painéis solares fotovoltaicos no Hospital Municipal de Santarém

0

O vereador Enf. Murilo Tolentino (PSC) teve projeto de lei que dispõe sobre a implantação de painéis solares fotovoltaicos no Hospital Municipal de Santarém “Dr. Alberto Tolentino Sotelo”, aprovado pela Câmara Municipal de Santarém, e aguarda um parecer jurídico sobre sua legalidade para então seguir para o Executivo.

A energia solar está em constante crescimento no Brasil e no mundo. Além da modernidade vem o cuidado com o meio ambiente, por ser uma fonte de energia renovável, limpa e infinita, atraindo cada vez mais adeptos pelos seus inúmeros benefícios entre eles a redução drásticas nos valores das contas de energia mensais, outro ponto importante é diminuir a demanda por grandes usinas e os impactos ambientais decorrentes do uso de grandes estruturas ou fonte não renovável, que significa menos emissões de gases de efeito estufa em um momento que o mundo faz esforços para enfrentar as mudanças climáticas.

A instalação destes painéis solares, representará ganho individual para o Hospital Municipal de Santarém, este que tem em sua despesa referente a energia elétrica um montante de R$132 mil reais em média por mês. Entretanto, significa também ganhos para a coletividade que vem sofrendo por vários anos com o atendimento pelo SUS na cidade, por falta de recursos do poder público. Com este Projeto de Lei aprovado, esse valor da despesa da conta de luz poderá ser revertido em prol do próprio hospital no tocante a compra de materiais pertinentes para bom atendimento aos pacientes como: macas, colchões, manutenção predial, roupas de cama etc… ) sem falar que, com esta energia renovável muitos setores que hoje não contemplam climatização por exemplo as enfermarias poderão receber esse benéfico trazendo um conforto para toda população que procura o HMS para atendimento.

“Este projeto de lei pretende contribuir para fazer avançar o uso de energia renovável, promovendo a descentralização da geração, contribuindo com o meio ambiente, a ideia é reduzirmos ao máximo, mas progressivamente, o consumo de energia gerada por usinas hidrelétricas, para alimentar o funcionamento dos equipamentos do HMS, além de todas as vantagens, a iniciativa que estamos propondo também resultará em economia por um lado e mais benefícios à população por outro lado. A energia solar é a alternativa de geração energética mais promissora entre as demais fontes disponíveis no território nacional, uma energia elétrica limpa, renovável e de menor impacto ambiental”, explicou Murilo Tolentino.

Por Nel Fernandes – Assessora de Imprensa do vereador Murilo Tolentino

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade