Projeto de lei declara a Caminhada de Fé com Maria como Patrimônio Cultural Imaterial de Santarém

0

O vereador Carlos Martins (PT) conseguiu aprovação de Projeto de Lei que declara a Caminhada de Fé com Maria como Patrimônio Cultural Imaterial de Santarém. A Caminhada de Fé com Maria ocorre todos os anos no mês de novembro fazendo o trajeto de Mojuí dos Campos até Santarém como parte das festividades da Padroeira dos católicos santarenos, Nossa Senhora da Conceição.

O percurso tem 37 km e por isso requer atenção e muita fé dos fiéis para participar de ação cultural e religiosa. A Caminhada de Fé tem o percurso quatro vezes maior em relação ao Círio. Os devotos saem de Mojuí dos Campos na noite de sábado e caminham por pelo menos 10h, praticamente a noite inteira por duas rodovias que cortam a região até chegarem na praça Matriz, em Santarém.

 

A tradicional Caminhada de Fé surgiu em 1995 e é, hoje, a segunda maior romaria do estado, e reúne cerca de 80 mil devotos.

Aprovado Projeto de Decreto Legislativo da Comenda de Nossa Senhora da Conceição

O vereador Carlos Martins (PT) conseguiu aprovação de Projeto de Decreto Legislativo que possibilita a todos os vereadores indicarem pessoas a serem homenageadas com a Comenda de Nossa Senhora da Conceição.

“Atualmente existe um projeto de resolução nessa casa que estabelece que na quinta-feira anterior ao Círio de Nossa Senhora da Conceição é entregue uma comenda para 4 pessoas ligadas ao município em defesa da igreja. O que nós estamos alterando é que não vai ser estabelecido esse número fixo, mas que a casa possa homenagear várias pessoas, ligadas aos serviços sociais, serviços da igreja, para que cada vereador possa indicar uma pessoa.

Eu penso muito em pessoas ligadas às paróquias, pessoas leigas que se dedicam ao trabalho de catequese, trabalho social junto às comunidades, fazendo aquele trabalho de forma voluntária na maioria das vezes, não são religiosos, mas são pessoas que auxiliam no trabalho da igreja”, explicou Carlos Martins.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade