Projeto de lei propõe a instituição da “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Transtorno de Ansiedade Generalizada e Depressão no Ambiente Escolar”

Petista apresenta pauta no mês em que há uma atenção especial para a prevenção ao suicídio, que se tornou problema de saúde pública.

O líder do PT na Câmara vereador Carlos Martins (PT) protocolou, nesta semana, Projeto de Lei que dispõe sobre a inclusão no calendário de programação do município a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Transtorno de Ansiedade Generalizada e Depressão no Ambiente Escolar”, que deve ocorrer anualmente na segunda semana de setembro.

A matéria tem um conjunto de finalidades: o desenvolvimento de ações no sentido da prevenção e combate à ansiedade e depressão;  fomentar a capacitação de todos os agentes educacionais, implementando no ambiente escolar ações preventivas;  estimular o desenvolvimento de práticas restaurativas nos estabelecimentos de ensino que identificarem a violência física, psicológica e o bullying como desencadeadores de ansiedade e depressão;  realizar ações educacionais que permitam a aproximação da escola com as famílias dos alunos.

Vereador Carlos Martins (PT), à mesa de trabalho, no plenário da Câmara de Santarém, durante sessão ordinária.

“O setembro amarelo tem sido muito importante para a prevenção do suicídio. Antigamente a ansiedade e a depressão eram menos comuns entre os jovens, realidade completamente diferente de hoje em dia. Infelizmente, o Brasil ainda é um país que tem uma taxa de suicídios muito grande, por isso a importância de acompanharmos e cuidarmos desses casos desde o início dos sintomas”, explicou Carlos Martins.

Os transtornos de ansiedade, geralmente, são caracterizados por um sentimento de medo e preocupação excessiva. Na escola, os alunos podem se sentir ansiosos por ter que socializar com os colegas, cumprir prazos e tirar boas notas, ou ainda, por intimidações e agressões que possam sofrer, desencadeando os mais variados desequilíbrios sobre a saúde mental.

Arte da campanha de combate ao suicídio, criada pelo gabinete do vereador Carlos Martins (PT).

A “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Transtorno de Ansiedade Generalizada e Depressão no Ambiente Escolar” será celebrada anualmente na segunda semana do mês de setembro, que coincidirá com o dia 10 de setembro – “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins