Carlos Martins (PT)
Na última segunda-feira (31), os vereadores Carlos Martins (PT) e Biga Kalahare (PT) protocolaram na Câmara Municipal de Santarém um Projeto de Lei que declara a Rádio Rural como Patrimônio Cultural Imaterial de Santarém. A matéria foi uma solicitação de 18 entidades que justificaram que a emissora radiofônica tem um papel fundamental na constituição e fortalecimento de uma consciência política e de identidade cultural amazônica, com a formação e acompanhamento de lideranças sociais e eclesiais. Por estes e outros motivos a Rádio Rural, se pode dizer, que faz parte do coração dos habitantes desta vasta região e tem colaborado com o surgimento e fortalecimento de movimentos e organizações sociais conscientes de seus direitos.
A Rádio Rural, inspirada pelo espírito educador de Dom Tiago Ryan, tornou-se instrumento pedagógico, usado pelo Movimento de Educação de Base (MEB) para alfabetizar e dar os cinco anos primários a milhares de jovens e adultos do meio rural e cidades vizinhas da região.
“A Rural tem uma parcela importante em nossa história, e dar esse presente a quem foi e é colaborador, e principalmente aos ouvintes, é uma forma de retribuirmos tudo que essa emissora ajudou na construção do nosso município”, explicou Carlos Martins.
Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins