Sessão especial comemora 93 anos da Assembleia de Deus em Santarém

0

Foi um encontro ecumênico que reuniu pastores de outras denominações e com a entrega do título de “Amigo da Assembleia de Deus” ao arcebispo de Santarém Dom Irineu.

 

A Câmara Municipal de Santarém realizou nesta terça-feira (08) a sessão especial pelos 93 anos da Igreja Assembleia de Deus em Santarém. O vereador Carlos Silva (PSC), que propôs a homenagem, presidiu a solenidade, que contou ainda com líderes de outras denominações religiosas e homenagem a pastores, presbíteros e outros integrantes da Assembleia de Deus que trabalharam pela expansão do evangelismo e da igreja aniversariante na região.

Além do presidente da Casa, vereador Ronan Liberal Júnior (MDB), compuseram a mesa oficial o prefeito Nélio Aguiar, o vereador Carlos Silva (PSC), o pastor presidente da Assembleia de Deus em Santarém Washington Alves Gomes, o Arcebispo de Santarém Dom Irineu Roman, o pastor vice-presidente da Assembleia de Deus Raimundo Nonato Pontes e a representante da Secretaria Regional de Governo Soliene da Silva Sousa. O apóstolo Wellington Galdino e o pastor Eduardo Nascimento representaram o Ministério Internacional da Restauração e a Paz Church, respectivamente. O líder da Assembleia de Deus no Amazonas Juraci Bezerra também prestigiou a programação.

O vereador pastor Angelo Tapajós (Republicanos), da Igreja Universal do Reino de Deus, fez a oração inicial suplicando força aos pastores e perseverança aos membros da Assembleia de Deus em Santarém. O vereador Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC) fez a leitura do requerimento do vereador Carlos Silva que originou a sessão.

Por meio de um vídeo, foi feito um relato da história da Assembleia de Deus, fundada em Santarém no dia 29 de julho de 1928. Nesse período, 11 pastores estiveram presidindo a Igreja no município, antecedendo o atual presidente.

O presidente da sessão, vereador Carlos Silva, entoou o hino de louvor “O Amor é Tudo”, de autoria de Oseias de Paula, como forma de gratidão pelo momento vivenciado não apenas pela Assembleia de Deus, mas também pela população santarena por conta do trabalho de evangelização realizado pela Igreja na região.

Após a homenagem a 24 líderes religiosos (lista abaixo) em reconhecimento ao compromisso, fidelidade e dedicação ao trabalho evangelístico, o arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, foi agraciado com o título de Amigo da Assembleia de Deus entregue pelo presidente local da Igreja, pastor Washington Gomes, o prefeito Nélio Aguiar, o presidente da Câmara vereador Ronan Liberal Júnior e o presidente da sessão vereador Carlos Silva.

O vereador Angelo Tapajós falou em nome dos membros do Legislativo e parabenizou a Assembleia de Deus pelos 93 anos de história em Santarém. Também agradeceu os trabalhos realizados no município, inclusive na área social, inclusive com assistência à saúde e psicológica aos mais carentes da cidade e interior. “Uma igreja faz o trabalho espiritual, emocional e social e, assim como as demais igrejas, foi essencial nesse momento de pandemia”, enfatiza.

O prefeito Nélio Aguiar, em seu pronunciamento, também destacou o papel da Assembleia de Deus para o crescimento de Santarém e na sua vida particular pela estreita relação com membros desta igreja desde sua infância. Também agradeceu pelas orações que os assembleianos sempre manifestam a seu favor e do município. “A bíblia diz que devemos orar pelos nossos governantes e muitos membros da assembleia sempre manifestam que têm orado por mim. E Deus tem ouvido essas orações e temos avançado no desenvolvimento de Santarém. As portas se abrem para que as melhorias sempre cheguem para o nosso município”, ressalta.

O arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, falou em nome dos homenageados e enfatizou sua proximidade com a Assembleia de Deus em todas as cidades onde trabalhou. E destacou a experiência em Belém, onde atuou por duas décadas e é o berço assembleiano, período em que ficou próximo das lideranças da Igreja por conta de trabalhos conjuntos a favor dos mais sofridos. Além de agradecer a homenagem, se colocou à disposição para honrar o título recebido de Amigo da Assembleia de Deus. “Continuemos trabalhando juntos porque o povo de Deus quer ouvir a Palavra, quer orar, quer pessoas boas que vá ao seu encontro, sempre presença de Deus junto deles”, finalizou.

O pastor presidente da Assembleia de Deus Washington Alves Gomes manifestou gratidão a Deus pelos 93 anos da igreja em Santarém e aos vereadores pela homenagem. O líder religioso também agradeceu o empenho de todos os assembleianos e enalteceu o trabalho e doação dos presidentes que o antecederam, desde o pastor João Pereira de Queiroz, que foi o primeiro presidente da Igreja no município. Também destacou os avanços até chegar hoje a 93 congregações, reunindo em torno de 15 mil membros e mais de 350 grupos de Escola Bíblica no Lar (EBL). “E, por tudo isso, estamos aqui para dizer: ‘Até aqui nos ajudou o Senhor!’ E quero dizer à sociedade de Santarém que estaremos intercedendo pela nossa cidade. Intercedendo para que o Senhor venha dar ao Poder Público sabedoria e inteligência para conduzir esse município para que ele venha a crescer. E aquele que está lá na periferia seja alcançado pelas políticas públicas e sociais para que haja dignidade em cada um deles. Porque esse papel a Assembleia de Deus tem realizado em nosso município”, destacou.

O vereador Carlos Silva, proponente da sessão, ao se pronunciar, lembrou sua história na Assembleia de Deus desde a infância e destacou a presença de sua mãe para permanecer fiel aos ensinamentos cristãos, acompanhando-a na Congregação do bairro Liberdade. “Ela nunca desistiu de mim e, com os joelhos calejados, me permitiu estar aqui. Eu me orgulho de ser assembleiano. E, por isso, Deus está acima de tudo na minha vida. Essa singela homenagem a esses guerreiros que aqui estão, vocês merecem muito mais pelo trabalho que vocês realizam”, enfatizou.

O presidente Ronan Liberal Jr. (centro) ao lado do arcebispo de Santarém Dom Irineu (à esquerda) e o presidente da AD em Santarém Pr. Washington Luís (à direita)

O presidente da Câmara, antes de encerrar a solenidade, manifestou gratidão pelos momentos proporcionados durante a sessão, principalmente por destacar a importância de Deus na vida de todos e, embora sendo católico, sempre teve boas relações com evangélicos. “Nós temos um Deus só. O Estado é laico, mas toda sessão desta casa começa com uma oração, pedindo a proteção de Deus para que possamos tomar as decisões corretas em prol da nossa sociedade. E sempre que Deus estiver à frente, todas as nossas decisões serão pelo bem do nosso povo. Aqui estamos a serviço da população”, finalizou.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade