Vereadores aprovam PL que torna “Passeio da Onça” Patrimônio Cultural do Município

0

Na sessão desta quarta-feira (05), na Câmara Municipal de Santarém, o plenário aprovou o Projeto de Lei Nº 3546/2023, de autoria do vereador Gerlande Castro (PP), que denomina o “Passeio da Onça” como Patrimônio Cultural do Município. O evento ocorre desde 1997, sempre no mês de setembro, com saída de Santarém até a comunidade Cabeça d’Onça, na margem direita do Rio Amazonas, ao extremo entre Santarém e Alenquer.

De acordo com o autor da matéria, a primeira viagem reuniu uma média de 50 pessoas, enquanto a edição mais recente, 2023, contou com mais de 700 pessoas. Segundo Gerlande, o “Passeio da Onça” não é apenas um evento de lazer, mas também um importante instrumento de estímulo ao turismo e a economia da comunidade Cabeça d’Onça e localidades próximas.

Lago Grande – Durante pronunciamento na tribuna, Gerlande manifestou apoio ao Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da vereadora Alba Leal (MDB) para consulta popular sobre a emancipação do distrito do Lago Grande, quando a população deve se manifestar sendo a favor ou não sobre a criação do novo município. “Essa é uma das etapas. Não estamos votando a criação de um município, mas manifestando a vontade do povo por meio da consulta”, explicou.

No distrito são mais de 80 comunidades, e mesmo com representatividade na Casa de Leis ainda há muita dificuldade de atender a todos naquela região.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade