Vereador foi e retornará a Aveiro em busca de solução ao problema da passagem do linhão do “Luz para Todos” para a Resex Tapajós Arapiuns; município vizinho tem dificuldade para abrir ramal

O vereador Júnior Tapajós (PL) foi à tribuna, durante o tempo de liderança, na sessão ordinária desta quarta-feira (22/07), para falar de sua atuação junto à população ribeirinha do município, origem do parlamentar e onde está o principal reduto eleitoral dele.
Em um primeiro momento, o liberal passou a agenda de atendimentos que serão realizados pelo Barco Papa Francisco: nesta quinta-feira (23), em Vila Curuai, atendendo o Alto Lago; na sexta-feira (24), no Baixo Lago, no polo Vila Socorro; no sábado (25), no Distrito de Arapixuna. De acordo com ele, estão previstas para serem realizadas 120 consultas por médicos de clínica geral em cada polo; 50 raios-X; 40 mamografias, 50 exames laboratoriais e 50 eletrocardiogramas, além de testes rápidos para a Covid-19, com dispensação de remédios a quem apresentar sintomas gripais.
Tapajós destacou que a vinda da embarcação especial de assistência em saúde para Santarém é fruto de uma articulação em parceria do gabinete dele com outros vereadores, entre os quais citou o nome de Didi Feleol (PP); do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, que tem à frente Henderson Pinto, por meio da coordenação de Saúde, liderada por Talita Liberal. O vereador agradeceu ainda à 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde, na pessoa do governador Helder Barbalho.
Júnior Tapajós também prestou contas da viagem que fez, na última sexta-feira (17/07), ao município de Aveiro, acompanhado de lideranças da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns – Tapajoara e do ICMBio, para tratar do avanço do programa “Luz para Todos” naquela Resex. O parlamentar explicou que o linhão passa pelos municípios de Itaituba e Aveiro, onde estaria ocorrendo um gargalo quanto à abertura de 600 a 800 metros de ramais para a passagem da estrutura de fornecimento de energia. Para tanto, foi realizada uma reunião junto à gestão daquele município, que fica cerca de 190 quilômetros de distância de Santarém.
Segundo o vereador do PL, o secretário de obras e o prefeito daquele município têm o interesse. “Mas somente o interesse não é o suficiente para a obra andar”, salientou Tapajós, anunciando que deve retornar a Aveiro para uma nova reunião, na terça-feira (28/07), em que também fará uma visita ao local onde deve ser aberto o ramal.
Ao concluir, o parlamentar ressaltou que a parte que cabe a Santarém foi executada há mais de um ano, por meio de um trabalho efetivo da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Lembrou ainda que a permissão para a implantação do programa na Resex ocorreu em 20 de junho de 2018, além de que a concessionária Equatorial Energia teria o interesse de avançar.