É crítica a situação de uma das unidades básicas de saúde, visitada pelo vereador Biga Kalahare na manhã desta terça, 02

Na manhã desta terça-feira (02), o vereador Biga Kalahare (PT) visitou duas unidades básicas de saúde da Grande Área do Santarenzinho (UBS), para verificar o andamento das atividades nos postos, nesse período de pandemia da Covid-19.

Durante uma das visitas, foram constatados vários problemas na UBS Santarenzinho. A estrutura do prédio apresenta rachaduras em várias paredes, colocando em risco a vida dos usuários e de profissionais que trabalham na unidade.

Funcionários informaram que a UBS está em processo de licitação para uma reforma há alguns meses. Os pacientes e trabalhadores estão convivendo diariamente com o odor que vem da fossa da unidade, que apresenta vazamento com coliformes fecais constantemente, inclusive, os dejetos estão afetando a casa de uma moradora que reside ao lado do posto.

O local que deveria oferecer bem-estar para a população está em uma situação bastante crítica. Faltam cadeiras para os pacientes aguardarem atendimento, centrais de ar para climatizar a sala de vacinação da unidade, macas para transportar pacientes, além de medicamentos para o controle da hipertensão. A falta de médicos também é um dos transtornos da unidade. Atualmente, apenas um clínico geral realiza atendimento todas as tardes na UBS, no entanto, os enfermeiros alegam que o quantitativo de pacientes para consultas sobrecarrega o profissional. O posto abrange uma área de aproximadamente 10 mil pessoas.

Funcionários do local, disseram que, no ano passado, tiveram que comprar material de higiene para a unidade, porque os produtos não chegavam ao posto.

“A saúde infelizmente não é tratada da forma que a população merece. Nós pagamos tantos impostos e as pessoas não recebem uma saúde digna; não recebem o mínimo, é um abandono, um esquecimento. Parece que o governo disponibiliza a saúde por obrigação, não era pra ser assim, porque a saúde é o princípio de tudo. A população estando bem, sendo bem tratada, ela consegue viver melhor, sem precisar buscar constantemente por um atendimento. A saúde precisa ser prioridade”, afirmou o vereador.

Na unidade básica de saúde do maracanã, os enfermeiros afirmaram que os atendimentos estão funcionando normalmente, mas, faltam antibióticos para tratar pacientes adultos.

O vereador informou que encaminhará as demandas à Secretaria Municipal de Saúde e irá cobrar a reforma da UBS do Santarenzinho, e a solução para os demais problemas encontrados nas unidades.

Por Daína Aben-athar – Assessora de Imprensa do vereador Biga Kalahare