Enfermeiro, Murilo Tolentino chama a atenção para o fator “procura à ajuda médica” nos casos deCovid-19: ‘Paciente com falta de ar não é pra ficar em casa’

Segundo o vereador, a busca tardia pelo médico pode agravar a situação do paciente e comprometer a cura.

O vereador Enfermeiro Murilo Tolentino (PSC) aproveitou a sessão remota da Câmara Municipal de Santarém, nesta segunda-feira (05), para alertar a população sobre um dos perigos que estão agravando a saúde de pessoas acometidas pelo Covid-19 em Santarém, que é o fato da espera em casa e a busca por ajuda médica tardia após o quadro do paciente já está bem agravado.

Segundo dados da OMS, com essa nova onda do coronavírus os sintomas são bem diferentes em cada organismo. No início da pandemia, o diagnóstico de Covid-19 era constatado imediatamente se o paciente estivesse com ausência de paladar e olfato; hoje nem todos apresentam esses sintomas.

“Estamos atravessando um período de alta transmissão e minha obrigação é alertar a população que procure ajuda médica na manifestação dos primeiros sintomas, pois esse vírus é traiçoeiro e dependendo da cada organismo e comorbidades (doenças pré-existentes) de cada paciente a busca de ajuda tardia pode ser letal, ressaltou.

O parlamentar salientou que em Santarém existe a Unidade Descentralizada Paulo Freire, na Av. Barão do Rio Branco em frente ao Parque da Cidade, para pacientes com sintomas gripais, funcionando das 08 às 18h de segunda à sexta-feira, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que é porta aberta para a população. “O atendimento precoce permite ao paciente a avaliação médica, o diagnóstico da doença e o tratamento oportuno. Além de detectar a necessidade de internação ou tratamento mais específico sem que o paciente tenha evoluído para uma situação mais grave que exija um leito de UTI que é um grande problema hoje. As UTI’s estão lotadas em Santarém e a espera por um leito pode ser mais agravante”, pondera.

Ainda de acordo com o Enfermeiro Murilo Tolentino, quando o paciente apresentar febre e tosse não deve esperar ficar grave. “Paciente com falta de ar não é pra ficar em casa, mesmo não apresentando febre. A falta de ar indica um comprometimento maior da saúde geral do paciente. E chamo a atenção especial também para alguns casos de pacientes que apresentam um quadro de desidratação leve, com a boca seca, falta de saliva. Isso pode indicar que esse paciente esteja com dificuldade respiratória”, finaliza.

Por Nel Fernandes – Assessora de Imprensa do Vereador Enf. Murilo Tolentino