Na linha de frente contra a Covid 19 em Santarém, Câmara Municipal cede espaço para iniciar a aplicação da segunda dose da Pfizer

A medida ratifica a proposta da Mesa Diretora em trabalhar também a prevenção a outras doenças, com a imunização dos servidores da Casa, iniciada esta semana contra a H1N1 e a tríplice viral.

A aplicação da segunda dose da vacinação da Pfizer contra a Covid-19 em Santarém começa neste sábado (21), na Câmara Municipal de Santarém para quem está aguardando pelo imunizante desde meados de julho. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) continuará no domingo (22), ratificando a proposta da Casa de Leis em intensificar a prevenção de doenças, inclusive dos próprios servidores.

De acordo com o presidente da Câmara Ronan Liberal Júnior (MDB), a cessão do espaço é um marco no avanço da vacinação dos santarenos contra a Covid-19. “Essa casa, eu tenho enfatizado, não está de portas abertas, mas está de portas escancaradas para que a Secretaria Municipal de Saúde possa utilizar o nosso espaço para estar vacinando a nossa população com comodidade e com conforto”, enfatizou.

Já a diretora geral da Câmara Municipal de Santarém, Alene Cunha, destacou que a disponibilidade do espaço vem acontecendo desde o início da imunização dos santarenos no combate à pandemia. Porém, nesse final de semana, é um grande marco por estarem sendo aplicadas as primeiras doses de complemente do imunizante Pfizer “para quem começou a imunização nos dias 16, 17, 18 e 19 de junho. Lembrando que o presidente sempre deixa as portas abertas, assim como os nossos colaboradores também estão sempre dispostos a ajudar na linha de frente do combate à Covid-19”, ressaltou Alene.

Na aplicação do complemento da imunização com a Pfizer, a exemplo da primeira dose, são exigidos: cartão SUS, CPF e carteira de vacinação.

Gripe – Dentro do processo de prevenção a doenças, a Câmara disponibilizou aos servidores na quinta-feira (19) vacinas contra a influenza H1N1 e a tríplice viral, que também foram ofertadas aos visitantes da casa. De acordo com o presidente, é uma oportunidade para quem precisa atualizar o cartão de vacina.

A enfermeira da Câmara, Cleidiane Cabral Nascimento, explicou que esse trabalho contra a influenza H1N1 e a tríplice viral deve continuar na próxima sexta-feira (27). “E os documentos necessários são: Carteira de Vacina, Cartão SUS e algum documento com foto. A H1N1 protege contra o vírus da gripe e a tríplice viral contra o sarampo, a caxumba e a rubéola”, complementou.