Professores discutem com vereador o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino

O parlamentar defende agilidade na imunização dos educadores contra a Covid-19 para depois ser discutida a volta das aulas na escola.

Biga Kalahare (PT)

O vereador Biga Kalahare (PT) reuniu com representantes do Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (SINPROSAN), para tratar sobre a volta às aulas presenciais no município. O parlamentar solicitou o encontro para formar uma opinião sobre o tema, que vem sendo muito debatido entre educadores, pais e os próprios vereadores.

Biga defende um estudo profundo da situação antes de que seja tomada qualquer decisão de alunos e professores retornarem às salas de aula, diante do atual momento crítico da pandemia da Covid-19. “Solicitei a reunião porque fiquei muito preocupado com a saúde dos estudantes, professores e dos outros profissionais que trabalham diretamente nas escolas. Estamos passando por uma pandemia; e mesmo que o número de alunos nas escolas seja reduzido e os colégios sigam os protocolos sanitários, existem riscos”, enfatizou.

Na reunião, o professor Jefferson Souza, presidente do Sinprosan, informou que 31 profissionais da educação morreram de diversas formas, inclusive a Covid-19, e os que foram diagnosticados com Acidente Vascular Cerebral (AVC), os médicos acreditam que também podem ter apresentado o problema decorrente da doença que já matou mais de 700 pessoas em Santarém. De acordo com o sindicalista, familiares das vítimas também tiveram a doença, após contato direto com os mesmos. “Por esse e outros motivos, o sindicato é contra o retorno das aulas presenciais”, enfatizou destacando que a volta para a sala de aula deve ser condicionada à imunização dos servidores. Jefferson Sousa reiterou que as aulas remotas são muito mais trabalhosas do que as presenciais, mas que os profissionais preferem garantir a saúde de toda a comunidade escolar.

Ao ser questionada por Biga Kalahare se a prefeitura distribui equipamentos de proteção individuais (EPI’s), a professora Clarisse Rebelo, diretora executiva do sindicato, explicou que já existe uma estrutura oferecida pelo governo municipal. “Porém, seria inviável fornecer tais materiais para as escolas públicas municipais por período indeterminado. E, mesmo que fossem, não resolveria o risco de contágio”, esclareceu.

O petista informou que irá protocolar requerimento, solicitando ao governo que os profissionais da educação sejam inclusos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

Por Daína Aben-Athar assessora de imprensa do vereador Biga Kalahare PT